10 janeiro 2023

Próximo Comandante da Força em missão de paz da ONU no Congo é novamente um general brasileiro


Brasília (DF) – O General de Divisão Otávio Rodrigues de Miranda Filho, do Exército Brasileiro, foi escolhido pelo Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) para ser o novo Comandante Militar da Missão de Estabilização das Nações Unidas na República Democrática do Congo, a MONUSCO, em substituição ao General de Divisão Marcos de Sá Affonso da Costa.


Com mais de 40 anos de serviço, o General Miranda Filho, que ocupava o cargo de Comandante da 8ª Região Militar, já havia integrado uma missão de paz da ONU (a UNMIS, no Sudão do Sul), como observador militar e integrante do estado-maior do Force Commander daquela missão.

Ao assumir a função, em março de 2023, o novo Force Commander contará com um efetivo aproximado de 15 mil militares, de cerca de 50 países contribuintes de tropas da ONU. Os principais objetivos da MONUSCO são a proteção de civis, a facilitação da ajuda humanitária e o desarmamento de combatentes desmobilizados e, neste ano de 2023, o apoio à realização das eleições em dezembro.

Desde abril de 2013, é a quinta vez que a MONUSCO conta com um comandante brasileiro, o que é uma honra para o Brasil, dada a relevância e o destaque internacional da função.



A República Democrática do Congo (RDC), localizada na região central do continente africano, possui sérios problemas sociais e diversos conflitos armados. Apesar de ser um dos maiores países do mundo em extensão territorial e de possuir muitas riquezas naturais, seu índice de desenvolvimento humano é muito baixo, enquanto o de mortalidade infantil é muito alto.

Fotos: 5ª SCh do EME
FONTE: CCOMSEx

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também