22 janeiro 2023

De olho no KC-390, República Tcheca avalia experiência de Portugal

KC-390 de Portugal

Ainda à espera do início das atividades operacionais com o KC-390, a Força Aérea Portuguesa (FAP) já atua para promover o jato fabricado no Brasil. Nesta semana, uma delegação do Ministério da Defesa da República Tcheca esteve na Base Aérea de Beja para conhecer a visão portuguesa sobre o avião.

Vale lembrar que a República Tcheca foi parceira no desenvolvimento do KC-390 por meio da empresa Aero Vodochody, que produz a porta dianteira esquerda, portas traseiras, parte da rampa de acesso traseira e a seção traseira da fuselagem. Por conta disso, a bandeira tcheca estava pintada na aeronave apresentada no rollout do KC-390.


Em junho, a Embraer levou um KC-390 para o aeroporto de Pardubice, onde foi realizada uma ampla apresentação para as autoridades do país. Aconteceram voos de demonstração, conversas sobre detalhes técnicos e até o embarque de um blindado Pandur II.


Agora, o objetivo da delegação da República Tcheca em Portugal foi saber como será a implantação do novo sistema em uma força aérea europeia. Vale lembrar que os dois países são membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e precisam cumprir uma série de requisitos operacionais.

Portugal fez a compra de cinco KC-390. O primeiro foi recebido na Base Aérea de Beja em outubro e está em fase de certificação pelas autoridades locais de aviação e integração dos equipamentos da Otan, indisponível no Brasil. Os outros dois clientes já conquistados, a Hungria e a Holanda (Países Baixos), também fazem parte da Otan. Esses países adquiriram, respectivamente, duas e cinco aeronaves, respectivamente.

Delegação da República Tcheca na Base Aérea de Beja. Foto: Força Aérea Portuguesa

Por fim, vale lembrar que a República Tcheca possui seis cargueiros Airbus C295, equivalentes aos C-105 Amazonas em uso no Brasil. São aeronaves de porte bem menor, com carga útil máxima de sete toneladas. Em 2019, o país também aderiu ao Multinational Multi-Role Tanker and Transport Fleet (MMF), uma iniciativa internacional para compartilhamento de jatos A330 MRTT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também