23 janeiro 2023

Avançam as negociações para a aquisição de 156 “Guarani 6x6” pelo Exército Argentino


No âmbito da reunião bilateral entre os dois países realizada esta segunda-feira (23), o Ministro da Defesa da Argentina, Jorge Taiana, e o Ministro das Relações Exteriores da República Federativa do Brasil, Mauro Vieira, assinaram uma carta de intenções, para promover negociações contratuais entre o Exército Argentino e a IVECO Veículos de Defesa, para incorporar à Força 156 unidades do “Vehículo de Combate Blindado a Rueda” VCBR “Guarani 6x6”.

A produção do VCBR “Guarani 6x6” inclui peças que são fabricadas na República Argentina, mais precisamente na fábrica da Iveco na província de Córdoba.

Além da incorporação de veículos blindados, a carta de intenções incluiu a transferência de tecnologia, para o aumento progressivo da fabricação de peças na Argentina, apoio logístico e treinamento de tripulações e pessoal técnico do Exército Argentino.


Esta assinatura representa um marco na integração das respectivas indústrias e reforça as ações que visam fortalecer a agenda de integração, cooperação e confiança mútua entre os dois países.

Por outro lado, esta aquisição também proporcionará uma melhoria na interoperabilidade entre os exércitos da Argentina e do Brasil, já que o mesmo veículo será operado de um lado e do outro da fronteira.

Das 156 unidades que a Argentina demanda para o seu Exército, 120 seriam da variante Transporte de Pessoal (VCBR-TP), com torre de metralhadora; 27 da variante Combate de Infantaria (VCBR-CI), com torre de canhão; e 9 da variante Posto de Comando (VCBR-PC).

Sobre o Guarani 6x6


O “Guarani 6x6” é um veículo blindado sobre rodas para transporte de tropas anfíbias, que conta com diferentes níveis de equipamento, armamentos e apoio logístico. Atualmente, o Exército Brasileiro conta com aproximadamente 500 unidades operacionais.

Além disso, está dotado de um moderno sistema operativo (comunicações e visão noturna) e pelas suas características tem a missão de constituir a primeira resposta militar à uma crise, o que poderá dotar os dois Estados de um instrumento eficaz de ação militar combinada, e contribuir para a estabilidade na região.

Por isso, o Exército Argentino realiza estudos detalhados desde 2020, sendo o “Guarani 6x6” considerado o mais adequado para suas necessidades, dado seu potencial, sua proximidade com o Brasil e a possibilidade de ser fabricado na Argentina.

Tradução e Adaptação: Defesa Brasil Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também