08 dezembro 2022

Exército Brasileiro doa 21 blindados ao Exército do Uruguai


Na presença do Comandante Militar do Sul, General Fernando Jose Sant’Ana Soares e Silva, e do Comandante do Exército Nacional do Uruguai, Gerardo Fregossi, foram doados 21 blindados, sendo dez Viaturas Blindadas de Combate Obuseiro Autopropulsado M108 (VBCOAP) e 11 Viaturas Blindadas de Transporte de Pessoal (VBTP) EE-11 Urutu.

Oriundos de sete Organizações Militares do Rio Grande do Sul, os blindados foram doados oficialmente em uma solenidade, que ocorreu no 7º Regimento de Cavalaria Mecanizado, em Santana do Livramento/RS, fronteira oeste do Estado.

Primeiramente, os Comandantes assinaram o termo de entrega e recebimento do material, oficializando a doação. Depois, no pátio de formaturas, foi feito o ato simbólico com a entrada dos blindados e a troca de guarnições, da brasileira à uruguaia. Além disso, um momento único marcou a solenidade, quando as tropas cantaram, juntas, os hinos de ambos os países.

“Nossa fronteira não é uma divisão política. É um ponto de encontro de cooperação entre as sociedades brasileira e uruguaia. É a certeza de que, se tivermos no futuro um problema conjunto, vamos trabalhar ombro a ombro para resolver. E assim dure para sempre”, disse o Comandante Militar do Sul, General Soares.


Obuseiro M108

EE-11 Urutu

De acordo com o Comandante do Exército Nacional do Uruguai, a doação é bem-vinda e simboliza a confiança que existe entre os dois exércitos. “É uma grande ajuda. É um ato de confiança mútua e o Exército Uruguaio retribuirá cuidando muito bem desse material bélico, com capacitações, treinamentos e operando em zona de fronteira. Hoje, vamos nos aproveitar do lema principal do Exército Brasileiro, recebemos da nação parte do seu Braço Forte, com uma clara expressão de sua Mão Amiga”, completou o General Fregossi.

Os blindados Urutu e M108 pertencem ao Exército Brasileiro desde a década de 1970, mas aos poucos estão sendo substituídos por novas e modernas viaturas. O veículo Urutu é um blindado versátil, leve e de fácil manutenção. Já o M108, proporciona poder de fogo.

A doação, realizada nesta quarta-feira (7), foi aprovada pelo Poder Executivo em razão de um acordo entre os dois países (Lei 14.449/22, publicada no Diário Oficial da União de 15 de setembro de 2022). Esta não foi a primeira vez que viaturas foram doadas. Em 2018, a Força Terrestre entregou 25 Viaturas Blindadas de Combate M41 ao Exército Uruguaio. “A relação entre os Exércitos Brasileiro e Uruguaio já vem de muitos anos. É uma relação de amizade, uma relação que foi forjada até nas atividades equestres, atividades hípicas e, que a gente mantém, principalmente aqui na fronteira”, finalizou o General de Divisão Alcides Valeriano de Faria Junior, Comandante da 6ª Divisão de Exército (6ª DE).

Além de autoridades militares, participaram também da solenidade a cônsul-geral do Brasil no Uruguai, Ana Lélia Benincá Beltrame, o presidente da Câmara de Vereadores de Santana do Livramento, vereador Aquiles Rodrigues Pires, o secretário de Administração do município, Evandro Barbosa, representando o Poder Executivo local e o inspetor-chefe da Receita Federal, Adílson Valente.


FONTE: Comando Militar do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também