Publicidade

04 outubro 2022

Centro Espacial de Alcântara: FAB e empresa sul-coreana Innospace assinam contrato

A assinatura do contrato ocorreu nessa quinta-feira (29), na sede do Comando da Aeronáutica, em Brasília (DF)



A Força Aérea Brasileira (FAB) e a empresa da Coreia do Sul Innospace, representada pela Innospace do Brasil, assinaram um contrato, nessa quinta-feira (29/09), na sede do Comando da Aeronáutica (COMAER), em Brasília (DF). O documento tem como objetivo a disponibilização de bens e serviços para lançamentos de veículos espaciais a partir da área 1, conhecida como área da SISPLAT/VLS, do Centro Espacial de Alcântara (CEA), no estado do Maranhão.

Participaram do ato, o Comandante da FAB, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior; o Embaixador da Coreia do Sul, Lim Ki-Mo; integrantes do Alto-Comando da Aeronáutica; Oficiais-Generais; o Presidente e Ceo da Innospace, Soo Jong Kim; dentre outros representantes da empresa sul-coreana.


O contrato é consequência do Edital de Chamamento Público nº 02/2020 da Agência Espacial Brasileira (AEB), de 22 de maio de 2020, e possui vigência de cinco anos, podendo ser prorrogado por até igual período.

O documento foi assinado por intermédio do Comando da Aeronáutica, representado pelo Presidente da Comissão de Coordenação e Implantação de Sistemas Espaciais (CCISE) e Chefe do Centro Conjunto de Operações Aéreas (CCOA), Brigadeiro do Ar Francisco Bento Antunes Neto. “A parceria firmada entre o Brasil e a Innospace reforça cada vez mais a cooperação entre os dois países. É a segunda empresa que assina um contrato com a FAB para operar comercialmente no CEA. Esperamos que o produto seja uma alavanca para que mais empresas venham a fechar parcerias com a Força Aérea e reforçar a operação a partir de Alcântara”, destacou o Brigadeiro Antunes.


Segundo o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior, a Força Aérea tem, por meio do CEA, investido nas atividades de preparo e lançamento de veículos espaciais, visando à melhoria na capacitação dos recursos humanos e à otimização dos processos utilizados, de modo a tornar as atividades espaciais menos dependentes do orçamento da União. “Ao firmarmos, hoje, esse contrato de receita com a Innospace, temos a convicção de que mais um estratégico passo é dado adiante, rumo ao desenvolvimento do nosso País”, salientou o Oficial-General.


O Presidente e CEO da Innospace, Soo Jong Kim, agradeceu a colaboração e a parceira com a FAB. “Hoje é um grande dia. Obrigado por todo o apoio e pela grande oportunidade. Estamos realizando um grande voo comercial”, disse.

Já o Embaixador da Coreia do Sul, Lim Ki-Mo, ressaltou que as duas nações já cooperam em várias áreas e compartilham ideias inovadoras. “Em particular, na ciência e na tecnologia, a Coreia do Sul e o Brasil reforçam a vontade de ampliar a indústria aeroespacial, que tem sido considerada um campo promissor”, frisou.

Fotos: Sargento Viegas e Sargento P. Silva / CECOMSAER
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Flávia Rocha
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Oliveira Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário