28 outubro 2022

Acessórios para morteiro são testados no Centro de Avaliações do Exército


Rio de Janeiro (RJ) – O Centro de Avaliações do Exército (CAEx) – “Campo De Provas da Marambaia/ 1948” apoiou, em 24 de outubro, os testes da segunda versão do Redutor de Calibre M81/120 AGR e do Contador de Tiros para Morteiro.

Participaram da atividade engenheiros e técnicos do CAEx, do Arsenal de Guerra do Rio (AGR), alunos militares e uma aluna civil do segundo ano do Curso Básico do Instituto Militar de Engenharia (IME).

Foi verificado o emprego do Redutor de Calibre M81/120 AGR, que consiste em um tubo do Morteiro Médio Antecarga 81 mm, integrado ao interior do Morteiro Pesado M2 Raiado, com o fim de diminuir o custo e otimizar o emprego do material pelo Exército Brasileiro.

A primeira versão do projeto foi testada e avaliada em abril, quando, em seguida, foram implementadas melhorias de emprego e segurança, as quais foram validadas na presente atividade. O Contador de Tiros resulta de uma colaboração entre o AGR e alunos do segundo ano do curso básico do IME, para desenvolver um dispositivo eletrônico capaz de identificar e contabilizar os disparos realizados por morteiros.

A importância do material testado consiste na capacidade de verificar a vida útil do conjunto tubo-culatra do morteiro e a necessidade de manutenção, a partir das estatísticas geradas pelo histórico de emprego do armamento. A viabilidade do projeto foi evidenciada durante o teste realizado, através da detecção dos tiros realizados por meio de dois sensores distintos. Após o MVP, o AGR poderá desenvolver o produto para uso da Força Terrestre.

Os testes realizados confirmam a capacidade do Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Exército (SCTIEx) em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e Teste e Avaliação (T&A) de Sistemas e Materiais de Emprego Militar, em prol da missão da Força Terrestre.

Galeria de imagens












Imagens: Sd Da Souza/ CAEx e Sd Joviano/ AGR
FONTE: CAEx

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também