16 setembro 2022

Forças Armadas brasileiras adquirem 27 helicópteros H125


Brasília — As Forças Armadas brasileiras, por meio do Comissão Coordenadora do Programa de Aeronaves de Combate (COPAC), adquiriram 27 helicópteros monoturbina H125 para aumentar a capacidade de treinamento da Marinha do Brasil (MB) e da Força Aérea Brasileira (FAB).

O H125 será produzido na linha de montagem final do H125, na fábrica da Helibras, em Itajubá, onde também são montados os H225M para as Forças Armadas brasileiras. Estes novos helicópteros substituirão os antigos helicópteros AS350 e Bell 206 Jet Ranger III, atualmente em serviço com a Força Aérea Brasileira e a Marinha do Brasil, respectivamente.

“Este contrato de aquisição conjunta representa a realização de um projeto que irá equipar tanto a Força Aérea Brasileira quanto a Marinha do Brasil com aeronaves modernas que atenderão as necessidades das Forças para os próximos 30 anos”, disse o Comandante da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro Carlos de Almeida Batista Júnior.

“A Airbus Helicopters orgulha-se de ver o H125 apoiando o treinamento da próxima geração de pilotos das Forças Armadas brasileiras. O H125 é um helicóptero versátil amplamente utilizado nos mercados civil e militar como plataforma de treinamento, graças à sua robustez, confiabilidade e fácil manutenção. Estamos honrados com a confiança contínua das Forças Armadas brasileiras após mais de 40 anos de cooperação”, disse Bruno Even, CEO da Airbus Helicopters.

Os novos helicópteros H125 terão um glass cockpit duplo G500H TXi e VEMD (Vehicle & Engine Multifunction Display) e serão compatíveis com o uso de óculos de visão noturna (Night Vision Goggles - NVG). Eles também incluirão diferentes tipos de equipamentos de missão, como um guincho e um gancho, para que o treinamento dos futuros pilotos seja o mais representativo possível de suas missões.


Atualmente, as Forças Armadas brasileiras operam um total de 156 helicópteros Airbus, distribuídos em oito bases em todo o país. A sua frota abrange desde a família Esquilo monoturbina, até o helicóptero pesado multimissão H225M, com 67 e 41 helicópteros respectivamente, para cobrir uma ampla gama de missões, tais como transporte tático, missões de busca e salvamento e missões civis de apoio à população.

O H125, o helicóptero mais vendido em todo o mundo, acumulou mais de 37 milhões de horas de voo com mais de 5.350 helicópteros atualmente em operação. O modelo, conhecido por sua robustez e versatilidade, é amplamente utilizado em missões de alto desempenho.

Tradução e Adaptação: Defesa Brasil Notícias
FONTE: Airbus Helicopters

Um comentário:

Leia também