Publicidade

10 setembro 2022

Cerimônia de corte de chapa da Fragata “Tamandaré” é realizada em Itajaí (SC)

Fragata “Tamandaré”

Em 5 de setembro de 2022, decorridos dois anos do início da execução do contrato, período em que foram elaborados documentos, estudos e desenhos técnicos do Projeto Executivo, além da necessária mobilização e preparação das instalações fabris do thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul (tkEBS), em Itajaí (SC), teve início naquele estaleiro a fase de construção dos navios com o corte da chapa do casco do primeiro da classe, a futura F200 - Fragata “Tamandaré”.

Corte da primeira chapa da Fragata “Tamandaré” F200

A chapa cortada se destina à confecção do primeiro bloco de uma série de 55 blocos e unidades de edificação que, uma vez unidos, comporão o casco e a superestrutura da fragata. A cerimônia de batimento da quilha, simbolizada pela união dos dois primeiros blocos do navio, está prevista para ocorrer em março de 2023. O lançamento da Fragata “Tamandaré” está estimado para junho de 2024 e a sua entrega para a Marinha do Brasil em dezembro de 2025.

O Programa Fragatas Classe Tamandaré (PFCT) contempla ainda a entrega subsequente de mais três navios até dezembro de 2029, importantes e tão necessários meios de operação para a garantia dos objetivos estratégicos do Poder Naval.

O contrato


Após dois anos de um longo e minucioso processo conduzido pela Marinha do Brasil, conhecido como Request for Proposal - RFP, para escolha de um consórcio para a obtenção, por construção no Brasil, de uma classe de navios-escolta, de elevada complexidade tecnológica e significativo poder combatente, destinada à renovação dos meios da Esquadra, teve início a fase de negociação do contrato entre a EMGEPRON, com apoio técnico da Marinha do Brasil, e o então consórcio vencedor, hoje constituído como Sociedade de Propósito Específico (SPE) Águas Azuis, formado pela empresa alemã thyssenkrupp Marine Systems (tkMS) e as brasileiras Embraer e Atech. Após um ano de negociação, o contrato foi assinado em 4 de março de 2020 e teve seu início de execução em 4 de setembro do mesmo ano.

Representantes da SPE Águas Azuis, funcionários do estaleiro tkEBS e integrantes da equipe de fiscalização da EMGEPRON assistiram ao primeiro corte de chapa da Fragata “Tamandaré”

Fragatas “Classe Tamandaré”
Características principais


  • Comprimento: 107,2 m
  • Boca: 15,95 m
  • Calado: 5,3 m
  • Deslocamento: 3.455 t
  • Velocidade Econômica: 14 nós
  • Velocidade Máxima: 25 nós
  • Raio de Ação: > 5.000 mn
  • Autonomia: 28 dias
  • Acomodações: 141
  • Ameaças: Combater diversos tipos de ameaças (superfície, aéreas ou submarinas)
  • Atuação: Atuar na prevenção e combate ao contrabando, tráfico de drogas, pesca predatória, pirataria, tráfico de armas e fiscalização contra a poluição do meio ambiente marinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário