24 agosto 2022

Marinha realiza cerimônia de assinatura do contrato para Manutenção dos Submarinos “Classe Riachuelo”

Submarino Riachuelo (S40)

A Diretoria Industrial da Marinha (DIM) realizou, no dia 18 de agosto, a cerimônia de assinatura do Contrato de Prestação de Serviços de Engenharia para Manutenção dos Submarinos “Classe Riachuelo”, no Salão Nobre do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro.

O acordo, firmado entre a DIM e a Itaguaí Construções Navais (ICN), tem duração de 22 meses e prevê serviços de manutenção dos Submarinos “Riachuelo” e “Humaitá”, além de serviços adicionais de manutenção corretiva, sob demanda, que se fizerem necessários durante o período de vigência do documento.

O evento foi presidido pelo Diretor-Geral do Material da Marinha (DGMM), Almirante de Esquadra José Augusto Vieira da Cunha de Menezes, e teve a participação do Diretor Industrial da Marinha, Vice-Almirante (EN) Liberal Enio Zanelatto, que assinou o contrato com o Presidente da Itaguaí Construções Navais, André Portalis, e o Diretor Industrial da empresa, Vice-Almirante (EN) Mario Ferreira Botelho.

“Para mim, esse evento é o primeiro passo para abranger essa cooperação (entre Marinha e ICN), dando continuidade com a Força de Submarinos, e uma cooperação maior com a Diretoria Industrial da Marinha e com a DGMM, para fazer crescer a potência e disponibilidade operacional da Marinha, esse é o nosso foco e nosso desejo”, destacou o Presidente da ICN.

“Os Submarinos ‘Classe Riachuelo’ agregam sistemas, tanto de plataforma como de combate, e sensores no estado da arte, e têm sua complexa manutenção baseada na Gestão do seu Ciclo de Vida”, comentou o Diretor Industrial da Marinha sobre os meios.

Almirante Liberal, Almirante Mario, Almirante Cunha e André Portalis na assinatura do contrato

Ao final da cerimônia, o Diretor-Geral do Material da Marinha concluiu que “o planejamento do primeiro contrato de prestação de serviços de engenharia para a manutenção dos Submarinos ‘Classe Riachuelo’ foi realizado visando à manutenção da disponibilidade operacional desses meios e ao cumprimento da missão da Marinha do Brasil”.

O Submarino “Riachuelo” (S40), que representa o primeiro dos quatro submarinos da “Classe Riachuelo” previstos no Programa de Submarinos (PROSUB), será transferido para o Setor Operativo da Força Naval no próximo dia 1º de setembro.

FONTE: Agência Marinha de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também