30 agosto 2022

Força de Prontidão de Infantaria Mecanizada realiza certificação no terreno


Campinas (SP) – No período de 15 a 19 de agosto, foi realizado nos municípios de Campinas, Jaguariúna, Amparo e Pedreira, no estado de São Paulo, a Operação Aço, exercício no terreno com o objetivo de certificar a subunidade que integra a Força de Prontidão da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (15ª Bda Inf Mec), de Cascavel (PR).

A subunidade é composta por uma companhia do 28º Batalhão de Infantaria Mecanizado, mais um pelotão do 4º Batalhão de Infantaria Mecanizado, ambos da 11ª Brigada de Infantaria Mecanizada, de Campinas. Durante o período de adestramento, o Comandante da Subunidade, os oficiais e os sargentos participaram da simulação virtual, realizada no Centro de Adestramento Sul (CA-Sul), e dos exercícios realizados pelo comando enquadrante, o 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado (34º BI Mec), nas cidades de Cascavel e Foz do Iguaçu (PR).

A certificação teve a participação dos integrantes do Comando da Força-Tarefa do 34º BI Mec, do Comando da 15ª Bda Inf Mec e do CA-Sul, responsáveis por verificar as técnicas, táticas e procedimentos empregados pela tropa em diversas missões.

A Operação Aço envolveu problemas militares simulados, tais como ações ofensivas e defensivas, apronto operacional, emissão da ordem de operações, marcha para o combate mecanizada, ataque coordenado e reorganização em uma posição defensiva.

O objetivo da Força de Prontidão é preparar as tropas para o Ciclo de Prontidão, tornando-as aptas a operarem em missões reais de combate convencional, operações de garantia da lei e da ordem e operações interagências, em todo o território nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também