28 julho 2022

Chile recebe primeiro Boeing E-3D Sentry

Foto: FACh

A Fuerza Aérea de Chile (FACh) recebeu nesta quarta-feira (27 de julho) seu primeiro avião Boeing E-3D Sentry. Duas aeronaves do tipo foram doadas pelo Reino Unido.

Com capacidade para realizar missões AWACS (Airborne Warning and Control System), os E-3D devem substituir o único Boeing EC-707 Cóndor, utilizado na tarefa, mas paralisado por chegar ao limite da sua vida útil.

O traslado do primeiro E-3D Sentry foi feito por uma tripulação britânica. Tanto militares da FACh quanto pessoal técnico da ENAER estão em treinamento para iniciar a operação.

E-3D Sentry do Chile. Foto: FACh

Com matrículas ZH101 e ZH103, as duas células doadas ao Chile tiveram suas operações na Royal Air Force interrompidas em agosto passado, após cerca de 30 anos de voo. Eram os últimos dos sete E-3D Sentry AEW1 britânicos adquiridos em 1987.

Com capacidade para serem reabastecidos em voo e ampliar ainda mais a sua autonomia, os E-3D Sentry também são baseados no Boeing 707, mas apresentam uma série de vantagens, como os motores CFM56, mais modernos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também