28 junho 2022

Virgin Orbit poderá lançar foguetes ao espaço a partir do Brasil


A empresa norte-americana Virgin Orbit recebeu a licença de operador para permitir as operações de lançamento da LauncherOne no Brasil. A licença foi concedida à Virgin Orbit Brasil (VOBRA), uma subsidiária brasileira, que pode realizar lançamentos através do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) a partir de 2023.

O sistema LauncherOne da Virgin Orbit utiliza uma aeronave 747 personalizada, a Cosmic Girl, com a primeira fase do foguete totalmente reutilizável. "A Virgin Orbit é um excelente fornecedor de transporte espacial, muito adequado para lançamentos rápidos e dedicados de pequenos satélites. Acreditamos que a Virgin Orbit pode melhorar as suas capacidades decolando do porto espacial de Alcântara. Temos clima agradável, aeródromo completo, espaço aéreo livre e sistemas de rastreio eficientes. Juntos podemos fazer muito mais", disse o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Moura.


Foguete LauncherOne

"Estamos muito entusiasmados por trazer capacidade de lançamento orbital ao Brasil. O nosso sistema LauncherOne móvel nos permite trabalhar com o país na realização do seu primeiro lançamento doméstico para a órbita da Terra. Utilizar as instalações existentes, no Centro Espacial de Alcântara, é importante para o nosso compromisso com a sustentabilidade e esforço na abertura do espaço", disse o CEO da Virgin Orbit, Dan Hart.

Instalações do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão - Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Pista 09/27 - Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), é uma pista de pouso e decolagem localizada em Alcântara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também