Publicidade

29 junho 2022

Primeiro tiro noturno do blindado Leopard 1A5 em Regimentos de Cavalaria Blindado


Alegrete (RS) – Dia histórico para o Regimento: no dia 22 de junho, o 6º Regimento de Cavalaria Blindado (6º RCB) realizou o primeiro tiro noturno real da viatura blindada de combate carro de combate (VBC CC) Leopard 1A5 BR. A atividade se desenvolveu no Campo de Instrução Barão de São Borja (Saicã), no município de Rosário do Sul/RS, entre os dias 20 e 24. Desde a chegada da viaturas blindadas de combate carros de combate nos Regimentos de Cavalaria Blindados do Exército Brasileiro, não havia sido realizado o tiro noturno utilizando os instrumentos ópticos de visão termal que esta VBC CC possui.

O Projeto Leopard foi iniciado no Exército Brasileiro com a aquisição das viaturas Leopard 1A1. O Leopard atualmente utiliza seu sistema de controle de tiro EMES-18 com telêmetro laser e visão termal para o combate noturno durante este exercício. Esse sistema foi a grande evolução da frota de Leopard 1A5 que chegou ao Brasil em 2009.

Por ocasião desse exercício de tiro, o 2° Pelotão de Carros de Combate, do 2° Esquadrão de Carros de Combate, do 6º RCB concluiu a sua fase de adestramento, após realizar sua certificação operacional no Centro de Instrução de Blindados, realizando o tiro com desenfiamento, tiro em movimento durante um ataque coordenado, explorando o sistema de estabilização do canhão, e, por fim, realizando o esperado tiro noturno utilizando o dispositivo de imagem termal.








Fotos: 1º Ten Santos, 2º Ten Erick e 3º Sgt R. Santos
FONTE: 6º Regimento de Cavalaria Blindado

Nenhum comentário:

Postar um comentário