01 junho 2022

Polícia Militar de Rondônia recebe viatura blindada Gladiador II

Blindado ajudará a avançar em operações contra criminalidade preservando a vida dos policiais

A Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO) recebeu seu primeiro veículo blindado operacional. Trata-se de uma viatura blindada multitarefa – leve sobre rodas (VBMT-LR) Gladiador II, projetado e fabricado pelo Grupo INBRA para a PM.

A aquisição do veículo, que tem grande vantagem na modalidade tática, reforça as ações policiais no enfrentamento ao crime, garantindo maior proteção aos policiais.

O veículo atenderá as ações do Batalhão de Operações Policiais Especiais do Estado de Rondônia – Bope. Segundo a Polícia Militar, o blindado é indicado para ações em áreas de risco e facilitará acesso seguro em áreas em conflito, permitindo com que a operação seja bem sucedida, sem expor os policiais a maiores riscos. Assim, a possibilidade de disparos de um local seguro e protegido por blindagem permite flexibilidade para a tropa. O investimento é de R$ 2.8 milhões, recurso do Governo.

‘‘Sofremos muito por anos com os resultados de emboscadas contra nossos policiais, mas com a aquisição desse veículo, estamos mudando isso, aliando capacidade técnica com tecnologia para assegurar a preservação da vida dos policiais no desempenho das suas atividades de prestação de serviço à população no combate à criminalidade. Esse é um veículo que segura até tiro de fuzil, isso dá mais segurança e impede que tenhamos perdas em operações’’, explica o governador, Marcos Rocha.

Entrega do primeiro blindado da história da segurança pública de Rondônia

PMRO reforçou que blindado se faz necessário em situações como conflitos agrários e combate ao crime organizado

O gestor da Secretaria da Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec, José Hélio Cysneiros Pachá, destacou que o blindado mudará a história das operações especiais em Rondônia. ‘‘Não teremos mais situações onde o perigo de morte põe alguns comandantes de tropa em dúvida quanto a progressão dos efetivos no terreno. Com esse blindado, que é o nosso caveirão 1, a Polícia Militar terá condições de avançar em condições de trafegabilidade difícil, e fazer o enfrentamento às invasões violentas de terras’’, afirma.

O comandante-geral da PMRO, coronel PM James Padilha, reforçou que o blindado se faz necessário diante do enfrentamento de situações como conflitos agrários e o crime organizado. ‘‘É de vital importância, dando condições de que ações policiais sejam executadas com segurança e que as vidas dos policiais sejam preservadas. A aquisição do blindado demonstra o compromisso do Governo em suprir nossas necessidades de melhoria da prestação de serviço a população’’, disse o comandante.

Veículo comporta até oito policiais e capacidade de mil quilos


Vídeo: Na Estrada RO
Fotos: Portal do Governo do Estado de Rondônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também