04 dezembro 2021

Grupo de Artilharia recebe segundo Lote de M109A5


Cruz Alta (RS) – No dia 02 de dezembro, o 29° Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado,(29º GAC AP), “Grupo Humaitá”, recebeu o segundo lote de 06 VBC OAP (Viatura Blindada de Combate Obuseiro Autopropulsada) M109 A5 155mm para compor as 12 bocas de fogo do grupo. O recebimento dos novos blindados fazem parte do Programa de “Obtenção da Capacidade Operacional Plena do Exército Brasileiro – OCOP”, dentro do projeto Sistema de Artilharia de Campanha.

O 29º GAC AP vem passando por um processo de transformação. A chegada dos novos blindados aumentará sobremaneira a capacidade operacional desta tradicional Unidade de Artilharia do Exército Brasileiro. O Comandante do Grupo Humaitá, Tenente-coronel Rafael Xavier Canes, no recebimento das viaturas discursou: “Ressalto que esta formatura é pequena pela simplicidade, mas gigantesca em termos de seu simbolismo. Os desafios lançados a esta tropa aqui formada são enormes, desde as questões operacionais, pois o recebimento destes M109 A5 abrem portas relevantes em termos de possibilidades e potencialidades tecnológicas com a sua modernização que se avizinha, passando pela responsabilidade do aumento do preparo intelectual e profissional pelos quais os oficiais e sargentos do 29º GAC AP terão que passar, até pelas questões logísticas e de manutenção, que são de vital importância para manter o nível de operacionalidade e prontidão de uma tropa blindada de elite. 
Na chegada das primeiras meia-dúzia peças de A5 destinadas à 1º Bateria de Obuses, eu já havia dito e repito hoje, que a história está nos brindando com uma oportunidade ímpar de registrar este momento que acredito ser relevante também para a nossa querida cidade de Cruz Alta, que completou neste ano 200 anos de sua fundação, bem como aqueles momentos históricos pelos quais o Grupo já passou. Quais sejam: mudança do material Krupp de 75 mm para os obuseiros M101 de 105mm e, em 2001, na substituição dos M101 autorrebocados para os blindados autopropulsados M109 , modelo A3 155mm, caracterizando assim, a formatação atual desta tropa blindada que compõe a Artilharia Divisionária da 3º Divisão de Exército. Soldados do Grupo Humaitá! Hoje é um dia marcante. Fazemos parte de uma constante evolução vinda de muitos sacrifícios e coragem. Parabéns ao 29º GAC AP! É uma honra fazer parte de mais uma data histórica para este Grupo. Que esta data se eternize em nossos corações. Eles que venham! Aço!”.

A cerimônia de recebimento do M109 A5 contou com a presença do Comandante da Artilharia Divisionária da 3ª Divisão de Exército, General de Brigada Moises da Paixão Júnior, do Vice-Prefeito de Cruz Alta, Luciano Florian Ardenghi, do Diretor do Parque Regional de Manutenção da 3ª Região Militar, Coronel Welson da Conceição Jorge, e do Comandante do Grupo Humaitá, Tenente Coronel Rafael Xavier Canes. Todas as medidas de prevenção ao covid-19 foram observadas durante a atividade.








Fotos: Sd Sousa
FONTE: 29° GAC AP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também