08 dezembro 2021

Defesa supera 1,5 bilhão de dólares em exportações em 2021


Por Isabela Nóbrega

Brasília, 08/12/2021 -
Os avanços nas exportações da Base Industrial de Defesa (BID) foram destaque em apresentação do Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, no painel “Base Industrial de Defesa - Proteção, desenvolvimento e geração de empregos”, durante o segundo dia (08) da 6ª Mostra BID Brasil, realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF). Com novo recorde histórico, o setor de Defesa superou 1,5 bilhão de dólares na comercialização de produtos para o exterior, no mês de novembro de 2021. A meta é fechar o ano com a soma de 2 bilhões de dólares em exportações.

Na ocasião, o ministro Braga Netto destacou que o segmento de Defesa e Segurança gera 2,9 milhões de empregos no Brasil, sendo 1,6 milhão diretos e 1,3 milhão indiretos. Para ele, o fortalecimento da BID é uma prioridade da pasta e um importante vetor para a recuperação da economia no período de pandemia.

“Os resultados mostram que estamos no caminho certo. A Base Industrial de Defesa brasileira vem se desenvolvendo de maneira sólida, com a diversificação de produtos, e mostra plena capacidade de desenvolver os projetos estratégicos das Forças Armadas, a fim de que elas possam cumprir, adequadamente, as suas missões constitucionais”, afirmou.


De acordo com estudo realizado, este ano, pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), em conjunto com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a participação da Base Industrial de Defesa no PIB nacional cresceu mais de 8% no biênio 2019-2020 em relação a 2018, representando, atualmente, 4,78% do PIB nacional (Gráfico 2). Conforme o estudo, a taxa de crescimento da BID superou, em 2020, a de setores tradicionais da economia brasileira, como a construção civil, a agricultura e a extração de petróleo.


O setor nacional de Defesa possui 146 empresas cadastradas no Ministério da Defesa. O portfólio brasileiro é composto por aeronaves, embarcações, ferramentas cibernéticas para proteção de dados, radares, sistemas seguros de comunicação, armamentos, entre outros itens de alta tecnologia.

Para o secretário de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa, Marcos Degaut, o Governo Federal tem atuado para otimizar o desenvolvimento do setor. “Esse crescimento é fruto de um meticuloso planejamento estratégico elaborado pelo Ministério da Defesa, em articulação com a Base Industrial, as associações representativas do setor, o Ministério das Relações Exteriores e a APEX. O resultado que estamos observando é a grande geração de renda, empregos, atração de investimentos externos e fomento à tecnologia dual, com benefícios para toda a sociedade brasileira”, destacou.

O painel, promovido pelo Ministério da Defesa, integra a programação da 6ª Mostra BID Brasil, da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE). Representantes da Apex, do BNDES, da CNI, parlamentares, empresários e delegações estrangeiras participaram também. O evento teve início na terça-feira (07/12) e encerra nessa quinta-feira (9).

FONTE: ASCOM Ministério da Defesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também