08 outubro 2021

Grupo Humaitá participa de exercício de adestramento avançado


Cruz Alta (RS) – No período de 27 de setembro a 1º de outubro, o 29º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (29º GAC AP), “Grupo Humaitá”, participou da “Operação Coxilha 2021”, realizada no Campo de Instrução Barão de São Borja (CIBSB).

O exercício do período de adestramento avançado cumpriu os seguintes objetivos: deslocar e concentrar/desmobilizar meios para a operação em segurança; adestrar os subsistemas de artilharia realizando o tiro real com as recém-recebidas VBCO AP M109 A5 155mm; planejar, coordenar e capacitar a Bateria de Obuses FORPRON (Força de Prontidão) do Grupo para o cumprimento das missões de combate; e permitir à Bateria de Comando instalar e operar o Posto de Comando no terreno.

Durante a realização do exercício, foram executados tiros iluminativos, explosivos e fumígenos e análise pós-ação (APA) parcial na base do 29º GAC AP, além de missões do tipo “hora no alvo” (HNA).

A operação foi coordenada pela Artilharia Divisionária da 3ª Divisão de Exército e contou com a participação dos Grupos de Artilharia de Campanha e pelotões de morteiro pesado, orgânicos das 3ª e 6ª Divisões de Exército. Todas as medidas de prevenção à covid-19 foram observadas durante a atividade.

















Fotos: Sd Sousa
FONTE: 29º GAC AP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também