08 outubro 2021

FAB realiza treinamentos de pouso curto com aeronave KC-390 Millennium

A atividade mostrou uma nova capacidade da FAB utilizando a maior aeronave militar fabricada na América Latina



Nos dias 28 e 29 de setembro, os tripulantes do Esquadrão Zeus (1º GTT) realizaram treinamentos de pouso curto empregando o vetor multimissão KC-390 Millennium. A atividade ocorreu em Anápolis (GO), na Base Aérea de Anápolis(BAAN), e no Rio de Janeiro (RJ), no aeródromo de Santos Dumont (SBRJ).

A concepção da atividade foi iniciada após minucioso planejamento, análises de cenários, bem como a efetuação de instruções teóricas sobre a performance da aeronave, as técnicas adequadas de pilotagem e os aspectos voltados ao incremento da segurança de voo, tendo como finalidade a capacitação dos pilotos para a operação em pistas curtas.


No dia 28 de setembro, os treinamentos práticos, realizados em Anápolis, consistiram na efetivação do método rejected landing, ou seja, abortar o pouso logo após o toque na pista, realizando decolagem imediata, bem como no fechamento do ciclo completo de aterragem com a parada total da aeronave na menor distância admissível. Para tanto, as corridas pós-pouso foram aferidas por meio de marcações de 1.000 metros, 1.200 metros e 1.500 metros disponíveis na lateral direita da pista, de um total de 3.300 metros de comprimento.

Os resultados satisfatórios obtidos em sede permitiram realizar, no dia 29, os voos de treinamento de pousos curtos no Aeroporto Santos Dumont, que possui 1.323 metros de comprimento. A atividade foi considerada um sucesso na campanha da Força Aérea Brasileira (FAB), garantindo uma nova capacidade para o Esquadrão.


Para o Comandante da missão, Tenente-Coronel Aviador Bruno Américo Pereira, o resultado do treinamento foi fruto de empenho, dedicação e profissionalismo. “O sucesso apresentou-se desde o planejamento, passando pelas coordenações, até o coroamento da execução”, disse.

O Comandante da Ala 2, Coronel Aviador Gustavo Pestana Garcez, acompanhou os voos e complementou: “Todas as etapas que fazem parte da implantação desta nova aeronave multimissão estão sendo cumpridas com sucesso. Em Anápolis, podemos testemunhar o quanto o projeto está amadurecendo e aprimorando suas qualidades operacionais, tornando-se imprescindível nas diversas missões da FAB”, concluiu.


Fotos e Vídeo: Canal Aviation TV
Fonte: 1º GTT, por Tenente-Coronel Kosaka
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Oliveira Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também