24 setembro 2021

Operação “Guinex-I”: Fragata “Independência” realiza exercícios com as Marinhas de Senegal e da Itália

Deslocamento tático de militares senegaleses na Fragata “Independência”, durante exercício

A Fragata “Independência” segue promovendo operações combinadas com Marinhas de outros países durante a realização da Operação “Guinex-I”. Os últimos exercícios foram feitos com as Marinhas senegalesa, em sua Zona Econômica Exclusiva (ZEE), e italiana.

Com a Marinha de Senegal, foi simulada uma abordagem não cooperativa na Fragata “Independência”, conduzida por duas embarcações de ação rápida com militares de Operações Especiais do Senegal.

Com a Marinha Militar Italiana, foram realizados exercícios de trânsito com oposição a ameaças assimétricas de superfície e aéreas, abordagens, ataques simulados aos navios com embarcação de ação rápida da Fragata italiana “Antonio Marceglia”, manobras táticas e simulação de ameaça aérea representada pela Aeronave italiana NH-90, com a participação de militares de Operações Especiais de ambas as Marinhas.

Fragata brasileira e meios da Marinha italiana operam no Golfo da Guiné

Essas operações reforçam a interoperabilidade entre as Forças Navais, bem como incrementam a capacitação dos meios envolvidos em respostas rápidas contra ameaças assimétricas e em ações de combate a ilícitos no mar, reforçando o compromisso mútuo das nações com a segurança marítima internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também