03 agosto 2021

Exército Brasileiro realiza testes de tiro com novo foguete SS-60 do sistema ASTROS


De acordo com um vídeo publicado pelo Exército Brasileiro em 31 de julho de 2021, o Comando de Artilharia do Exército realizou testes de tiro com o novo foguete SS-60 atualizado lançado a partir do 
sistema de lançadores múltiplos de foguetes ASTROS II (MLRS) produzido no Brasil pela empresa Avibras.

O foguete SS-60 atualizado é desenvolvido pelas Forças Armadas brasileiras como parte do programa ASTROS 2020 com o objetivo de ter um novo veículo lançador de foguetes capaz de disparar mísseis táticos de cruzeiro com alcance de até 300 km.

O sistema de artilharia ASTROS II entrou em serviço no Exército Brasileiro em 1983. O sistema é comprovado em batalha, tendo sido usado em ação pelo Exército Iraquiano nas Guerras do Golfo.

O ASTROS 2020 é um programa ambicioso lançado pelo Exército Brasileiro para desenvolver o novo ASTROS MK6 baseado nos caminhões Tatra Trucks T815-790R39 6×6 e T815-7A0R59 4×4 em vez do caminhão Mercedes-Benz 2028A 6×6 original. O ASTROS 2020 oferece várias melhorias básicas, incluindo uma cabine blindada aprimorada, sistemas de comunicação e navegação digitais modernos e um novo radar de rastreamento que substitui o sistema Contraves Fieldguard do AV-UCF.


ASTROS 2020

Durante a edição 2019, da exposição de defesa LAAD, a empresa brasileira AVIBRAS apresentou seu novo míssil de cruzeiro tático AV-MTC, parte do programa ASTROS 2020. O míssil será capaz de atingir um alvo em um alcance máximo de 300 km. O míssil é propulsado inicialmente por um motor de foguete de combustível sólido e guiado por um sistema de navegação inercial (INS) e GPS. O novo míssil tem comprimento de 5,5 m e peso de 1.400 kg. Ele pode voar a uma velocidade máxima de 800 km/h e pode carregar uma ogiva HE (High Explosive) de 200 kg.

AV-TM 300

O foguete SS-60 é produzido pela Avibras Indústria Aerospacial do Brasil. O foguete pode ser disparado a partir da série ASTROS de sistema de lançadores múltiplos de foguetes 
(MLRS), que atualmente são capazes de disparar cinco tipos de foguetes não guiados.

O SS-60 é o foguete de artilharia de longo alcance padrão. Esta variante possui a maior ogiva da série ASTROS. Um único foguete é carregado em uma caixa de recarga. O veículo ASTROS MLRS (Multiple Launch Rocket System) é capaz de transportar quatro foguetes SS-60. O foguete SS-60 padrão tem um alcance máximo de tiro de 70 km.

Foguetes do Sistema Astros

FONTE: Army Recognition, via Forças Terrestres

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também