30 junho 2021

Novo blindado da Polícia Militar do Rio de Janeiro virá equipado com câmeras para filmar operações


Mais compacto e mais ágil, o novo blindado da Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro foi apresentado na tarde desta terça-feira (29/06) no pátio do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq). Projetado para operar em áreas conflagradas, em vias estreitas e acidentadas, e oferecer maior segurança aos policiais militares, o primeiro protótipo do novo modelo de blindado será testado durante 30 dias por unidades operacionais da Corporação.

Um dos fatores de ganho tecnológico nos novos modelos é que todos já virão equipados com três câmeras de segurança de última geração. Os equipamentos serão utilizados durante a atuação dos veículos, inclusive em operações estratégicas, garantindo assim a transparência durante a atuação policial.

Após a fase de teste, que determinará a necessidade ou não de pequenos ajustes, outros 14 blindados começarão a ser entregues para fazer parte da frota operacional da Corporação. Com blindagem nível 3, capaz de suportar tiros de fuzil, pneus com gel e capacidade para transportar dez pessoas, o novo blindado foi projetado para operar com mais eficiência e segurança nos cenários peculiares da zona urbana do Estado do Rio.

Com preço unitário de R$ 652,5 mil, o contrato de compra estabelecido entre a SEPM e a empresa fabricante Combat Armor Defense prevê a aquisição de 15 veículos inicialmente. O registro de preço firmado entre a Corporação e a empresa prevê a possibilidade de entrega de outros 15 blindados com a as mesmas características, caso haja necessidade e disponibilidade orçamentária.

Inédito no país, o novo blindado foi desenvolvido pela empresa acompanhando diretrizes traçadas por especialistas da SEPM. Mesmo assim, a fase de teste se faz necessária com objetivo de serem avaliados possíveis ajustes finais, detectados com o emprego prático do veículo no terreno.

Depois de testado, ajustado e aprovado, os primeiros 15 veículos começam a ser entregues e passarão a operar em unidades com maior demanda, de acordo com planejamento da Subsecretaria de Gestão Operacional.

O novo blindado foi projetado para ter as seguintes dimensões físicas: de 05 a 07 metros de comprimento, em torno de 2,5 metros de largura, e entre 1,7 e 2,2 metros de altura.


Uma aquisição com múltiplas vantagens para a Corporação


A última aquisição de blindados para a Corporação ocorreu em 2013, sob a gestão da então Secretaria de Estado de Segurança (SESEG). Na ocasião, foram adquiridos 08 blindados sul-africanos ao preço unitário, com valores da época, de R$ 831.250,00. 

Se atualizarmos esse valor para a cotação da moeda quando foi formalizada a nova compra, em janeiro de 2021, o blindado sul-africano custaria entre 1.2 e 1.5 milhão cada um, de acordo com os índices IGP-M ou IPCA.

Além da diferença substancial do preço (uma economia acima de 100%), a aquisição dos 30 blindados da montadora sediada no Brasil ofereceu a vantagens na capacidade operacional dos veículos, projetos para a realidade do Rio de Janeiro, e também na agilidade em relação à reposição de peças.




FONTE: Secretaria de Estado de Polícia Militar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também