20 maio 2021

Meios da Esquadra desatracam para “ADEREX-Anfíbia/Superfície”

Navio Doca Multipropósito “Bahia" desatracando da Base Naval do Rio de Janeiro

O Grupo-Tarefa, constituído por navios da Esquadra e meios dos Comandos do 1° e 2º Distritos Navais, suspendeu hoje (20), em direção a área marítima localizada entre os estados de São Paulo e Espírito Santo, onde serão realizados os adestramentos programados para a “ADEREX- Anfíbia/Superfície”. Subordinados ao Comandante da 1ª Divisão da Esquadra (ComDiv-1), Contra-Almirante Marcio Tadeu Francisco das Neves, os meios participantes realizarão exercícios, de caráter estritamente militar-naval, com o propósito de elevar o aprestamento dos meios navais, aeronavais e de unidades da Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE).

Mais de 2 mil militares, distribuídos entre os meios da Esquadra, participarão da comissão. Além da tripulação dos navios e de um destacamento do Grupamento de Mergulhadores de Combate, tropas de Fuzileiros Navais, incluindo elementos de Operações Especiais (Comandos Anfíbios), embarcaram no Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico” e no Navio Doca Multipropósito “Bahia”, de onde realizarão o desembarque anfíbio. Esse período a bordo contribuirá para a familiarização dos Fuzileiros Navais com a rotina dos navios, exercitando sua capacidade expedicionária.

Capitânia da Esquadra recebe Fuzileiros Navais

Dentre as viaturas que embarcaram no Navio Doca Multipropósito “Bahia”, destacam-se 10 Carros Lagarta Anfíbios, 2 veículos leves, 2 veículos pesados (UNIMOG) e 2 obuseiros 105mm auto-rebocados, oriundos de diversas unidades da Força de Fuzileiros da Esquadra. As viaturas serão empregadas no apoio aos adestramentos das tropas que simularão um desembarque em litoral hostil, proporcionando o aperfeiçoamento das técnicas de abicagem, movimento navio para terra e ações de esclarecimento, entre outras.

Viatura 5 TON 4x4 UNIMOG embarcando no Navio Doca Multipropósito “Bahia”

Todos os protocolos sanitários para enfrentamento da pandemia de Covid-19 foram cumpridos antes do embarque e serão observados até o final da Operação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também