19 março 2021

Força de Prontidão de Brigada conclui Estágio de Adaptação à Vida na Selva


Altamira (PA) – No período de 1° a 13 de março, o 51º Batalhão de Infantaria de Selva (51º BIS) realizou o Estágio de Adaptação à Vida na Selva (EAVS) para 23 militares (oficiais e sargentos recém-chegados à organização militar) e 5 agentes dos órgãos de segurança pública (Polícia Rodoviária Federal e Guarda Municipal). O EAVS tem por objetivo proporcionar aos quadros do 51º BIS os conhecimentos básicos para atuar no ambiente operacional amazônico; desenvolver hábitos adequados à sobrevivência na selva; transmitir conhecimentos técnico-profissionais aos futuros instrutores e monitores dos assuntos abordados; e desenvolver a liderança.

Dividido em duas fases de instruções distintas, preparatórias e técnicas, as instruções foram ministradas na área do 51° BIS, em sua maioria nas bases de instrução, destacando-se, dentre elas, obtenção de alimentos de origem animal e vegetal, ofidismo, orientação em ambiente de selva, obtenção de água e fogo, tiro de caça, transporte de feridos, técnicas aquáticas, transposição de cursos d’água, construção de abrigos improvisados, armadilhas de caça e pesca e sobrevivência.

A formatura de encerramento do EAVS ocorreu na Base de Selva Pedro Teixeira, momento em que os estagiários receberam seus certificados das mãos dos instrutores e monitores. Na oportunidade, o Comandante do 51° BIS realizou a entrega de prêmios ao Terceiro-Sargento Jucinei da Silva Costa, que foi considerado o melhor companheiro e, também, o destaque geral do estágio.

Durante a realização do EAVS, foram observadas todas as medidas sanitárias de prevenção contra a covid-19.









Fotos: Sd D'Ângelo
FONTE: 51º Batalhão de Infantaria de Selva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também