28 janeiro 2021

Navio-Patrulha Oceânico “Apa” transporta tanque de oxigênio que atenderá hospitais de Manaus (AM)

“Apa” navega pelo Rio Pará (PA)

O Navio-Patrulha Oceânico “Apa” atracou, em 26 de janeiro, no Porto de Vila do Conde, no Pará, com um tanque de 54 toneladas, que será envasado com 90 mil m³ de oxigênio líquido para abastecer hospitais na cidade de Manaus (AM). O município enfrenta colapso no sistema de saúde, devido ao agravamento da pandemia no novo coronavírus no Amazonas. A atividade faz parte da Operação “Covid-19”, em que as Forças Armadas atuam para mitigar as consequências da doença.

O “Apa” partiu de Santos (SP), no dia 19 de janeiro, e tinha previsão de parada no Pará no dia 28 de janeiro, porém, devido às boas condições meteorológicas e aos esforços de 80 militares que compõem a tripulação do navio, a chegada em Vila do Conde foi antecipada em dois dias.

A missão do “Apa” teve apoio do Comando do 4º Distrito Naval, da Companhia Docas do Pará (CDP), que disponibilizou prontamente cais e guindastes, e da empresa White Martins, fornecedora do oxigênio. O tanque será transportado por via fluvial, por meio de uma balsa, até Manaus, onde deve chegar na primeira semana de fevereiro. O Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial e Lacustre e das Agências de Navegação no Estado do Pará (Sindarpa) colocou-se à disposição para apoiar as atividades.

Desde março de 2020, as Forças Armadas prestam apoio a medidas deliberadas pelo Governo Federal direcionadas para reduzir os impactos do surto do novo coronavírus, permanecendo em condições de disponibilizar recursos operacionais e logísticos quando se fizerem necessários.


“Apa” atraca em Vila do Conde (PA) para transferência de tanque de oxigênio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também