17º RC Mec capacita militares para emprego da viatura blindada Guarani


Amambai (MS) – No período de 26 de junho a 31 de julho, o 17º Regimento de Cavalaria Mecanizado (17º RC Mec) realizou o Estágio de Operação da Viatura Blindada de Transporte de Pessoal - Média Sobre Rodas Guarani (VBTP-MSR, 6x6, Guarani) para integrantes da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (4ª Bda C Mec) - “Brigada Guaicurus”. O Projeto Guarani proporciona novos e modernos recursos bélicos ao Exército Brasileiro, além de incrementar a indústria nacional de defesa, pois a viatura é fabricada em território nacional, com transferência de tecnologia a empresas e profissionais civis e militares.

O estágio visa habilitar oficiais e sargentos ao exercício da função de Comandante da VBTP Guarani, além de capacitar o Cabo e o Soldado ao exercício das funções de motorista e de atirador do Sistema de Armas Remotamente Controlado (SARC) na versão REMAX. Os instruendos foram habilitados a empregar o blindado nas situações de normalidade e de combate, estando aptos a conduzir a viatura com a visão dos periscópios, a navegar em ambiente aquático e a executar os tiros diurno e noturno com o Sistema REMAX.

O estágio, desenvolvido ao longo de 6 semanas, foi planejado e conduzido pela equipe de instrução da Seção de Desenvolvimento de Capacidades Operacionais do 17º RC Mec. Os exercícios práticos foram realizados na área de instrução do Regimento Solon Ribeiro, além de locais no distrito de Nova Itamarati e na região de Ponta Porã (MS).

Finalizando as atividades, 25 militares receberam o diploma de conclusão do estágio. O ato marcou a capacitação dos integrantes da 4ª Bda C Mec, que retornaram a suas unidades de origem para aplicar e disseminar os conhecimentos adquiridos.










FONTE e FOTOS: 17º RC Mec

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Primeiro caça Gripen da FAB já está a caminho do Brasil

Primeiro Gripen E da Força Aérea Brasileira – Foto: Saab O primeiro caça F-39 Gripen E brasileiro já deixou a Suécia a bordo de um navio mer...