07 julho 2020

Submarino “Tonelero” recebe plataforma auxiliar de elétrica

Embarque do cradle de elétrica no submarino “Tonelero”

Em 29 de junho, foi realizado o embarque da plataforma auxiliar de gabinetes elétricos (cradle elétrico), montada no interior do Submarino “Tonelero”. O evento ocorreu nas instalações da Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas, em Itaguaí-RJ.

Os cradles são berços montados externamente ao submarino. Quando prontos e encaixados sequencialmente, conformam sua estrutura interior. A montagem durou cerca de 40 minutos e consistiu em uma complexa atividade industrial, por associar tarefas de manobra de peso - aproximadamente 30 toneladas - com as mecânicas e óticas de precisão, envolvendo uma média de 400 profissionais com elevada capacitação técnica.

Técnicos da Itaguaí Construções Navais finalizam com o embarque do cradle elétrico

O êxito do processo construtivo do Submarino “Tonelero”, em continuidade ao embarque do cradle mecânico há duas semanas, reitera a competência técnica da Marinha do Brasil e da Itaguaí Construções Navais na fabricação de meios navais de elevada complexidade tecnológica, evidenciando mais um avanço do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub).

O Prosub é o programa estratégico com maior nível de complexidade e arrasto tecnológico do Brasil, fazendo uso intensivo de recursos humanos das universidades, centros de pesquisa e laboratórios, contribuindo para a acumulação de competências tecnológicas e para a gestão de conhecimentos estratégicos reunidos nos nichos acadêmicos do País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também