Curso de Cavalaria nas Operações de Não Guerra


Na Academia Militar das Agulhas Negras, os Cadetes do 3º ano do Curso de Cavalaria puderam vivenciar um Exercício no Terreno, voltado para as Operações de Não Guerra, com ênfase nas ações de Garantia da Lei e da Ordem.

A atividade, realizada no campo de instrução, teve início no dia 15 e seguiu até 18 de junho de 2020, totalizando horas intensas de capacitação e a participação de diversos militares, entre os Cadetes, instrutores e integrantes de outras Organizações Militares (OM).

No exercício, foi conjugado o emprego de diversas naturezas da tropa da Arma de Cavalaria, como a Blindada e Mecanizada. Foram utilizados dois Helicópteros de Reconhecimento e Ataque (HA-1 Fennec), do 1º Batalhão de Aviação do Exército (BavEx), de Taubaté, além de viaturas blindadas VBTP-MR Guarani. A força tarefa também teve o Pelotão de Exploradores, Pelotão Hipomóvel e Pelotão de Fuzileiros Mecanizados.

As operações foram inseridas em um contexto de estabilização em faixa de fronteira, com presença de forças irregulares e organizações criminosas. Além das forças inimigas, as considerações civis também foram fator de decisão, devido à presença de população e à ação constante de veículos de imprensa. Neste ambiente instável e dinâmico, o cadete foi desafiado a aplicar os conhecimentos recém-adquiridos, para planejar e executar ações como Patrulhamento Ostensivo Motorizado e Hipomóvel, Escolta de Comboios e de Autoridades, Evacuação de Não Combatentes, Investimento em Localidade, Vasculhamento, Ocupação de Ponto Forte e Controle de Distúrbios.

Seja qual for a plataforma empregada pela Arma Ligeira e mesmo que negros os horizontes se apresentem, o oficial de Cavalaria é preparado para os desafios dos conflitos do futuro, oportunidades em que demonstra a mesma iniciativa, flexibilidade e arrojo dos Heróis do passado!

Agilidade blindada, mecanizada e montada e a confiança nas ações, garantiram a segurança no combate e o êxito na operação. O exercício proporcionou aos Cadetes uma valiosa experiência e o desenvolvimento de diversos atributos importantes, como camaradagem e coragem, para atuarem nos mais árduos horizontes.









FONTE: AMAN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Primeiro caça Gripen da FAB já está a caminho do Brasil

Primeiro Gripen E da Força Aérea Brasileira – Foto: Saab O primeiro caça F-39 Gripen E brasileiro já deixou a Suécia a bordo de um navio mer...