Marinha Italiana conclui atualização do porta-aviões Cavour para operar o F-35B

A Marinha Italiana comemorou um marco importante na vida de seu híbrido LHD/porta-aviões, o Cavour, após uma revisão e modernização complexas de 16 meses que permitirão que o navio embarque o caça F-35B de quinta geração


O porta-aviões Cavour (clique na imagem para ampliar)

A complexa revisão e modernização do Cavour, atualmente o único porta-aviões da Itália, permitirá operar com eficiência a variante de decolagem curta e pouso vertical (STOVL) do caça F-35 de quinta geração, posicionando a Marinha Italiana no ápice da pirâmide estratégica do Mediterrâneo.

Essa modernização permitirá que a Marinha Italiana se integre perfeitamente aos Estados Unidos e à Marinha Real Britânica, respectivamente, e a seus destacamentos no Mediterrâneo, enquanto continuam a realizar operações de segurança marítima na região, contrariando a presença crescente da Rússia no Mediterrâneo oriental.

O Cavour, porta-aviões projetado e construído pela Fincantieri, e o recém-lançado Trieste, são projetados para cumprir uma função híbrida de LHD/porta-aviões, permitindo que a Marinha Italiana realize operações independentes de controle marítimo e de projeção de força anfíbia sem o apoio direto dos EUA ou do Reino Unido.

O Cavour tem um deslocamento máximo de 30.000 toneladas, velocidade máxima de 29 nós com um alcance de 7.000 milhas náuticas (12.964 quilômetros) a uma velocidade de 16 nós. O Cavour foi projetado para acomodar uma frota combinada de 12 helicópteros de apoio e 10 caças AV-8B Harrier II ou Lockheed Martin F-35B no hangar, com mais seis estacionados no convoo.

Além disso, Cavour combina a capacidade do porta-aviões com a capacidade de servir como um LHD tradicional com acomodações para uma capacidade máxima para 450 fuzileiros navais.


F-35B da Marinha Italiana

AV-8B no elevador de aeronaves do Cavour

Ilha do CavourPopa do Cavour

Cavour liderando força-tarefa

FONTE: Poder Naval

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Terceira aeronave KC-390 Millennium é incorporada à frota da FAB

Aeronave de matrícula FAB 2855 pousou neste sábado (27/06), na Ala 2, em Anápolis (GO) A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu, neste...