30 abril 2020

Navio Polar “Almirante Maximiano” e Navio de Apoio Oceanográfico "Ary Rongel" realizam exercício com Aeronave UH-17

Navio Polar “Almirante Maximiano” com a aeronave UH-17

Nos dias 22 e 23 de abril, foram realizados os primeiros pousos da nova aeronave UH-17 a bordo do Navio Polar “Almirante Maximiano” e do Navio de Apoio Oceanográfico “Ary Rongel”. Na ocasião, o 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral conduziu exercícios de Qualificação e Requalificação de Pouso a Bordo, adestramentos de remoção e colocação de pás, hangaragem, rolagem e peação do helicóptero nos respectivos convoos.

Sob a supervisão de representantes da Diretoria de Aeronáutica da Marinha (DAerM), do Serviço de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, foi possível treinar as Equipes de Manobra e familiarizar as tripulações com as especificidades e capacidades do UH-17.

Esse evento faz parte do processo de construção do conhecimento operacional do novo modelo de aeronave e preparo para seu emprego, que acontecerá pela primeira vez, na próxima Operação Antártica (programada para ocorrer de outubro de 2020 a abril de 2021), em substituição aos UH-13 (Esquilo Biturbina).

As aeronaves embarcadas nos Navios Antárticos representam um importante vetor de apoio aos projetos de pesquisa do Programa Antártico Brasileiro conduzidos no Continente Gelado. Além de proverem sustentação à ciência, em locais remotos e de difícil acesso, são fundamentais no auxílio à navegação nas águas austrais, promovendo o esclarecimento de campos de gelo e indicando a melhor derrota a ser seguida em áreas com grande presença de cobertura glacial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também