17 janeiro 2020

Parque Regional de Manutenção/5 recebe visita de novo Comandante da 5ª RM


CURITIBA/PR - O Parque Regional de Manutenção da 5ª Região Militar (Pq R Mnt/5) recebeu na manhã da última quarta-feira, 15/01, a visita do General de Brigada Cláudio Senko PENKAL, novo Comandante da 5ª RM

Durante a visita, que começou com a apresentação de oficiais, o Comandante do Pq R Mnt/5 Coronel Marcelo Sérgio Cabral explanou sobre as principais atividades desenvolvidas, projetos e metas.

Dentre as atividades dessa importante unidade fabril do Exército Brasileiro estão a manutenção do material de emprego militar das organizações militares dos Estados do Paraná e de Santa Catarina, manutenção de 3º escalão das viaturas blindadas da série M, manutenção de viaturas oriundas do Governo dos Estados Unidos da América, produção de barracas de 10 praças, produção de coletes de proteção balística, modernização de viatura blindada de transporte de pessoal M113, definida no projeto estratégico e gerenciamento de suprimentos.


Com o objetivo de proporcionar maior capacidade operacional às viaturas, proporcionando mais mobilidade e vida útil, o Pq R Mnt/5 possui diversas especializações do Quadro de Material Bélico e do Quadro de Engenheiros Militares.

Além do projeto de modernização, o Pq R Mnt/5 realiza a manutenção do fuzil automático leve 7,62mm e a transformação do PARAFAL para o modelo PARAFAL MD1, equipado com mira holográfica, cano curto, lanterna tática e bandoleira de 3 pontas, que permite o melhor emprego do fuzil para atividades de garantia da lei e da ordem.


O Parque de Manutenção 5 contribui para a modernização e a manutenção dos produtos de defesa, garantindo a mobilidade e poder de fogo no âmbito da 5ª Região Militar (5ª RM) e do Exército Brasileiro.

Ao final da visita, o General Penkal parabenizou a equipe pelo trabalho e qualidade do material humano. “Parabéns por essa capacidade de integrarem-se e juntos produzir, como equipe, tudo o que eu vi agora pela manhã”, ressaltou o General.

Metas e Planejamento


Para o ano de 2020, o Pq R Mnt/5 tem como plano interno de trabalho a fabricação de 40 coberturas da barraca 10P, fabricação de 1.000 coletes balísticos nível III, manutenção de 900 fuzis 7,62mm FAL e 400 fuzis 7,62mm PRAFAL MD1, modernização da VBCO APM109 A5+ (16 viaturas), dentre outros.


No âmbito de licitações, o planejamento abarca aquisição de insumos para a linha de produção de blindados I e II, aquisição de ferramental orgânico de primeiro escalão pra blindados, insumos para a linha de produção classe II, dentre outras.


A longo prazo, para até o ano de 2022, o planejamento inclui a produção de 4.000 coletes balísticos nível III, 160 coberturas para barraca de 10 praças, 1.500 transformações de PARAFAL, quase 5.000 fuzis FAL e PARAFAL, dentre outras produções inerentes às atividades do Parque Regional de Manutenção 5.

História


As origens do Pq R Mnt/5 iniciam em 1922, em Curitiba, com a criação do serviço de material bélico, órgão este responsável pela atividade de manutenção em apoio às unidades existentes na área. Em 1925 essa atividade tornou-se mais efetiva com a construção das oficinas de reparação de armamentos e viaturas, conhecidas como material bélico do Bacacheri, localizadas na área ocupada atualmente pelo 27º Batalhão Logístico.


Em 1957 as oficinas passaram a denominar-se Parque Regional de Armamento, que posteriormente foi transformado no atual Parque Regional de Manutenção, em 1978.

O Pq R Mnt/5 possui uma área total de 340 mil metros quadrados, em que cerca de 80% são tomados por uma área de mata local.

Em sua área construída, o Parque de Manutenção 5 divide-se em área de Administração e área de Produção. Na área de Administração estão o pavilhão de comando, as companhias de comando e serviço e de manutenção, o setor de aprovisionamento e o pavilhão de garagem. A área de Produção tem um total de 11 pavilhões industriais, equipados para a condução de diversos projetos e atividades técnicas.

FOTOS: Sgt Coutinho

FONTE: Comando da 5ª Região Militar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também