19 dezembro 2019

Conclusão do Curso de Operação e Manutenção de 1º e 2º Escalões da torre UT30BR para instrutores


Santa Maria (RS) – No dia 13 de dezembro, houve o encerramento das duas primeiras etapas do Curso de Operação e Manutenção de 1º e 2º Escalão para instrutores da torre não tripulada remotamente controlada UT30BR. O curso foi ministrado nas instalações do Centro de Instrução de Blindados (C I Bld), por técnicos da empresa ARES Aeroespacial e Defesa. Participaram do curso instrutores do C I Bld e militares do Arsenal de Guerra do Rio (AGR). A Diretoria de Fabricação (DF), subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), foi o órgão responsável pela contratação do curso.

A torre UT30BR é um dos sistemas de armas que equipam a Viatura Blindada de Transporte de Tropa – Média Sobre Rodas 6x6, Guarani. Ela é equipada com um canhão 30 mm como armamento principal e uma metralhadora 7,62 mm, como secundário. A UT30BR possui sensores de alerta laser, lançadores de granadas 76 mm e sistemas de câmeras independentes para o comandante da viatura e para o atirador. Possui também capacidade "Hunter-Killer" e de acompanhamento automático de alvo por reconhecimento de imagem.

A realização desse curso permitirá ao C I Bld replicar o conhecimento a respeito da operação e a manutenção do usuário da torre UT30BR em cursos regulares. Entre os conceitos abordados, estão o entendimento da interoperabilidade dos módulos do sistema, a manutenção e a conservação do armamento e dos principais componentes e os procedimentos de colimação e de correção em zero. A torre foi completamente desmontada e remontada para treinamento, com a utilização dos ferramentais e insumos adequados.






FONTE e FOTOS: C I Bld via Noticiário do Exército

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também