08 novembro 2019

Saab testa novo pod ‘jammer’ no Gripen


A Saab realizou os primeiros testes de voo com seu novo pod avançado EAJP (Electronic Attack Jammer Pod), com resultados bem-sucedidos em 4 de novembro de 2019. As interfaces do pod com o hardware e o software da aeronave, bem como o controle e o monitoramento da cabine foram testados durante o voo.

O objetivo do novo pod EAJP da Saab é proteger aeronaves contra radares por sofisticadas funções de interferência, bloqueando assim a capacidade do oponente de atacá-los. O primeiro voo marca uma etapa importante do programa de desenvolvimento do pod.

A Saab está aprimorando suas capacidades de ataque eletrônico e o novo pod avançado é um elemento importante desse desenvolvimento. O EAJP é um forte complemento aos recursos internos de ataque eletrônico do sistema de guerra eletrônica altamente avançado a bordo do novo caça Gripen E/F da Saab. Também pode ser usado em outros tipos de aeronaves. O pod faz parte da família de sistemas de guerra eletrônica Arexis da Saab.

“Realizamos os testes de voo com um caça Gripen e este novo pod é uma parte importante do desenvolvimento de nossa nova capacidade de ataque eletrônico”, diz Anders Carp, vice-presidente sênior e chefe da área de negócios de Surveillance da Saab.

Os sistemas de guerra eletrônica também são usados ​​para autoproteção, detectando passivamente sistemas de radar e mísseis hostis, protegendo a aeronave ou plataforma usando contramedidas ativas e passivas. A guerra eletrônica ofensiva, também conhecida como ataque eletrônico, envolve o envio ativo de sinais de interferência para bloquear os sensores nos sistemas de defesa aérea do inimigo, para que eles não constituam mais uma ameaça.

A Saab é fornecedora líder de sistemas de guerra eletrônica, incluindo sofisticada tecnologia de interferência, e fornece soluções avançadas há mais de 50 anos.

FONTE: Saab via Poder Aéreo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também