27 novembro 2019

Nova aeronave SC-105 é incorporada ao Esquadrão Pelicano da FAB

Aeronave traz a novidade do Sistema de Reabastecimento em Voo (REVO)



A nova aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), do modelo SC-105, FAB 6551, foi oficialmente incorporada ao 2º/10º Grupo de Aviação, Esquadrão Pelicano. A cerimônia ocorreu nesse domingo (24), na Ala 5, em Campo Grande (MS). O SC-105 já tinha sido recebido pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, no último dia 14, em Sevilha, na Espanha. Logo após, a aeronave passou por alguns países da África até chegar ao Brasil, seu destino final.

O Comandante da Ala 5, Brigadeiro do Ar Augusto Cesar Abreu dos Santos, presidiu a cerimônia de incorporação do FAB 6551, que se iniciou com o banho da aeronave, seguida da apresentação da tripulação. “É um momento muito importante para a Força Aérea Brasileira poder incorporar ao seu acervo mais uma aeronave que é uma das plataformas mais modernas a ser utilizada na nobre missão de salvar vidas”, ressaltou o Brigadeiro.


O batismo da aeronave é o maior símbolo da incorporação ao Esquadrão e foi realizado pelo Brigadeiro Augusto Cesar; pelo Comandante do 2º/10º GAV, Tenente-Coronel Aviador Luciano A. Marchiorato Dobigines, e pelo Major Aviador Tiago Taffarel, piloto responsável por trazer a aeronave até a Ala 5. “Essa aeronave vai contribuir para que o Esquadrão cumpra a sua missão, com um incremento na capacidade operacional”, explicou o Comandante do Esquadrão Pelicano, Tenente-Coronel Aviador, Marchiorato.


O SC-105, FAB 6551, traz a novidade do Sistema de Reabastecimento em Voo (REVO), que foi um pedido da FAB atendido pela Airbus, construtora desse modelo de avião. O vetor conta, ainda, com um sistema eletro-óptico de busca de imagem através do espectro infravermelho, o que permite detectar, por meio do calor, uma aeronave acidentada à noite ou uma pessoa no mar.

Fotos: Tenente Barbieri; Sargento Peterson; Soldado Centurião / Ala 5
Fonte: Ala 5, por Tenente Barbieri
Edição: Agência Força Aérea, Aspirante Letícia - Revisão: Tenente-Coronel Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também