25 novembro 2019

Em Santa Catarina, Exército demonstra portada pesada com capacidade de carga padrão OTAN

Portada pesada IRB (Improved Ribbon Bridge) System

Porto União (SC) – Na quinta-feira, dia 21 de novembro, a 5ª Divisão de Exército (5ª DE) participou da demonstração de lançamento da moderna portada pesada IRB (Improved Ribbon Bridge) System, realizado no 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado (5º BEC Bld). A portada pesada IRB System é composta por três módulos centrais e dois de rampa fabricados pela empresa alemã General Dynamics European Land System (GDELS), por três caminhões Tatra 8x8, de fabricação tcheca, e por uma embarcação de manobra americana Birdon.

O material, recebido pelo Batalhão entre os dias 25 e 28 de outubro, possui a capacidade de carga militar padrão OTAN para 80 toneladas, o que o torna apto a transportar qualquer blindado da atualidade, como o das fotos, em que transporta uma Viatura Blindada Especial de Engenharia Leopard 1 A5, sendo necessário cerca de 24 militares para operá-lo. A Portada ainda aumenta a mobilidade da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada ao transpor meios blindados em cursos d'água de vulto.

A demonstração técnica teve a supervisão de técnicos das empresas fabricantes. A aquisição desse equipamento ocorreu dentro do Programa Estratégico do Exército OCOP (Obtenção da Capacidade Operacional Plena), visando à modernização da Engenharia de Combate da Força Terrestre.


FONTE: 5ª DE via Noticiário do Exército

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também