12 novembro 2022

Mostramos TUDO sobre o “Caveirão da Federal” Scorpion AFV do Streit Group

Finalmente é apresentado ao público uma matéria técnica detalhada sobre os tão comentados "Caveirões da Polícia Federal"


Streit Scorpion AFV

Por Roberto Caiafa

O SCORPION AFV é um dos veículos MRAP mais avançados do mercado internacional e apontado como carro-chefe do STREIT Group, um dos maiores fabricantes de veículos blindados do mundo para uso comercial, militar e do setor privado, com mais de 30 anos de experiência em zonas de conflito.

“O SCORPION AFV é um dos veículos MRAP mais avançados do mercado internacional e apontado como carro-chefe do STREIT Group” – Luis E. Murillo.

‘O grupo chega ao Brasil com um dos melhores veículos de seu portfólio’ Quem afirma é Luis E. Murillo, gerente de vendas internacionais do Streit Group baseado em Ontário, no Canadá.

Teste de abertura das portas: dobradiças devem suportar todo o peso sem travar, em qualquer ângulo. Foto: Streit Group

A Polícia Federal do Brasil adquiriu para suas unidades de elite Comando de Operações Táticas (COT) e Grupos de Pronta Intervenção (GPI) o Scorpion Armored Fight Vehicle (AFV).

A encomenda consiste em dois veículos Scorpions equipados com torres protegidas dotadas com giro elétrico, e outros quatro Scorpions equipados com estação remota de armamento que pesam apenas 100kg cada e são produzidas na Espanha pela Escribano Mechanical Engineering.

Estação remota de armamento ASPIS Guardian 2.0 para metralhadora calibre 7.62mm M240

Os quatro veículos desse setup receberam a estação remota de armamento ASPIS Guardian 2.0 para metralhadora calibre 7.62mm M240, estabilizadas nos dois eixos e dotadas de eletro-ópticos em um pacote com sensor infravermelho não-refrigerado, câmera de mira diurna e medidor laser de distância.

As duas unidades restantes serão configuradas para emprego como Veículo de Resgate Blindado, equipados com macas assistidas e equipamentos de suporte a vida oriundos da Finlândia.


Todos os oito carros estão equipados standard com sistema de supressão de incêndio comandado pelo motorista, lançadores de granadas fumígenas de 76mm fornecidos pela Nero Industries da Turquia, kit de blindagem com nível de proteção STANAG 3, pneus militares do tipo run flat e set de câmeras provedoras de consciência situacional TINDS DVE Basic, cobrindo os 360º no entorno do carro, sistema fabricado pela empresa ATRI.


FONTE: Caiafamaster

Sobre o autor: Roberto Caiafa
Jornalista e Repórter Fotográfico especializado na Editoria de Defesa com mais de 15 anos de experiência profissional. Corresponsal no Brasil de Infodefensa desde abril de 2011. Youtube Canal Caiafamaster (https://www.youtube.com/c/caiafamaster)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também