O programa VBMT-LR

Histórico e estágio atual do programa que selecionou o IVECO LMV para integrar a nova família de blindados sobre rodas, liderada pela VBTP-MR Guarani


Iveco LMV

Acompanhando o desenvolvimento do que havia de mais moderno nas Forças Terrestres ao redor do mundo, o Exército Brasileiro (EB) passou a se interessar por uma viatura blindada leve sobre rodas já no início do Século XXI. No ano de 2001 o Boletim do Exército n.31 publicou os Requisitos Operacionais Básicos (ROB) para uma Viatura Blindada de Reconhecimento – Leve, de Rodas (VBR – LR). Posteriormente, em 2005, esses requisitos sofreram modificações. Mas foi somente no final do ano de 2013 que o Estado-Maior do Exército (EME) aprovou o estudo de viabilidade da Viatura Blindada Multitarefa Leve de Rodas (VBMT-LR), atual denominação do VBR-LR.

O Exército incorporou a VBMT-LR ao “Programa Guarani”, um dos quatro grandes Projetos Estratégicos do Exército (PEE). Este projeto tem como objetivo transformar em Infantaria Mecanizada (Inf Mec) as atuais Organizações Militares (OM) de Infantaria Motorizada. Outro objetivo é modernizar as OM de Cavalaria Mecanizada (C Mec). Para isto o EB está adquirindo as viaturas da “Nova Família de Blindados Sobre Rodas” (NFBR). Como o próprio nome diz, trata-se de uma família de blindados e não apenas um único veículo. Obviamente o “carro-chefe” do projeto é a Viatura Blindada de Transporte de Pessoal Média de Rodas Guarani (VBTP-MR 6×6 Guarani), mas o programa não está restrito a essa viatura.

A nova família de blindados sobre rodas (NFBR) do Exército Brasileiro compreende dois grupos: média e leve. A VBTP-MR 6X6 Guarani já está em produção. O VBMT-LR já foi escolhido, mas o contrato não foi assinado. A viatura 8×8 será um projeto derivado do Guarani 6×6

Na época do estudo de viabilidade o Escritório de Projetos Especiais do Exército (EPEx) informou o interesse na aquisição de 32 veículos através de compra direta (caso o escolhido fosse fabricado no exterior) que comporiam o lote inicial. Foi também informada a possibilidade de se adquirir outros dois lotes (77 unidades cada) que seriam montados no Brasil, mas com componentes nacionais.

Requisitos Técnicos do VBMT-LR


Guarnição: 5 pessoas
Configuração: 4
×4 ou 4×2 com acionamento de dentro da cabina
Sistema NBQ: possibilidade de instalação
Motor: diesel
Transmissão: automática
Pneus: sistema central de controle de pressão
Dimensões: altura 2,20 m
Peso em ordem de marcha: 8.000 kg
Capacidade de carga: 1.000 kg
Transposição de vau: 0,80 m
Velocidade máxima: 90 Km/h
Proteção Padrão: OTAN STANAG 4569, Anti-minas Nível 2


O período de testes e avaliações foi definido entre dezembro de 2013 (o mês seguinte à aprovação do estudo de viabilidade) e junho de 2014. Coube às empresas interessadas enviar os seus veículos para o Centro de Avaliação do Exército (CAEx), na Barra de Guaratiba, Rio de Janeiro (RJ).

Inbra Gladiador

Das empresas que manifestaram interesse na concorrência apenas os seguintes veículos foram apresentados dentro do prazo estabelecido:

  • IVECO M65 LMV
  • AVIBRAS/Renault Tupi (Sherpa Light Scout)
  • INBRA Gladiador
  • BAE Systems RG32MLTAV
  • AM General/PLASAN MLTV

Dos veículos listados acima o Gladiador não passou na pré-qualificação. Em meados de 2015 a Diretoria de Fabricação (DF), Órgão do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército Brasileiro (DCT), definiu os dois finalistas do programa: o IVECO LMV e o AVIBRAS/Renault Tupi.

Após análise das propostas e conclusão de todas as etapas do processo de aquisição, a Diretoria de Fabricação do Exército (DF) declarou, em abril de 2016, o LMV da empresa IVECO Defense como vencedor da concorrência.

Avibras Tupi

No atual estágio do programa aguarda-se a assinatura do contrato definitivo. Alguns detalhes técnicos ainda estão sendo ajustados, mas espera-se que a formalização do mesmo ocorra antes do final deste ano para respeitar o prazo definido na Lei 8666/93, a “Lei das Licitações”. De outra forma a concorrência seria cancelada.

E matéria futura traremos mais informações sobre o vencedor do Programa VBMT-LR, o IVECO LMV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Primeiro caça Gripen da FAB já está a caminho do Brasil

Primeiro Gripen E da Força Aérea Brasileira – Foto: Saab O primeiro caça F-39 Gripen E brasileiro já deixou a Suécia a bordo de um navio mer...