27 setembro 2019

Emerge mais uma foto do submarino Riachuelo no início das provas de mar


Aos poucos vão aparecendo mais fotos nas redes sociais do submarino Riachuelo (S-BR1) no início das provas de mar.

Nenhuma foto do Riachuelo no mar foi publicada ainda oficialmente pela Marinha do Brasil ou pela Itaguaí Construções Navais (ICN).

Este é o primeiro de quatro submarinos convencionais brasileiros do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), que deverão estar construídos e prontos até o final de 2022.

Na foto acima o submarino está no cais do Complexo Naval de Itaguaí no Rio de Janeiro, com tripulantes e técnicos no convés.

Entre o cais e o submarino aparecem duas “defesas”, futuantes de borracha que protegem o casco do submarino durante as manobras de atracação e desatracação.

Na proa estão dois rebocadores usados para auxiliar nas manobras do submarino.

Segundo o calendário divulgado pela ICN, as primeiras provas são as de cais e mergulho estático. Só depois destas, o submarino estará pronto para navegação.

Os testes no mar estão programados para durar até o primeiro semestre de 2020, enquanto o comissionamento do submarino está programado para outubro de 2020.

Um torpedo pesado F21 de 533 mm do Naval Group e um mock-up de um míssil antinavio MBDA Exocet SM39 Bloco 2 Mod 2 deverão ser lançados durante os testes de mar do Riachuelo, informou a Marinha.

Abaixo, a sequência de fotogramas mostra o lançamento de um míssil antinavio Exocet SM39 a partir de um submarino.

SM39 Exocet sendo lançado de um submarino (clique na imagem para ampliar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também