01 agosto 2019

Militares são preparados para assumir missão de paz no Líbano

Brasília, 01/08/2019 - No período de 21 a 26 de julho, no Rio de Janeiro, foi realizado a bordo da Corveta Barroso, o Estágio Avançado de Operações de Paz (EFPD). Esse exercício encerrou a preparação do contingente para assumir a função de navio-capitânia da Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-UNIFIL).

A capacitação contou a participação do Centro de Adestramento Almirante Marques de Leão (CAAML) e de representante da Subchefia de Operações de Paz.

Estágio Avançado de Operações de Paz foi realizado a bordo da Corveta Barroso, no Rio de Janeiro

A UNIFIL foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1978 e a FTM-UNIFIL foi criada em 15 de outubro de 2006, em atendimento à Resolução 1701 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, por solicitação do governo libanês, tendo a peculiaridade de ser a única Força de paz naval da ONU.


A FTM-UNIFIL, atualmente, é comandada pelo Contra-Almirante da Marinha do Brasil Eduardo Augusto Wieland e conta com um Estado-Maior multinacional e seis navios de diferentes nacionalidades: Alemanha, Bangladesh, Brasil, Grécia, Indonésia e Turquia.


As tarefas da FTM contribuem para a garantia da paz e da segurança do Líbano, ao conduzirem operações de interdição de área marítima com o propósito de impedir a entrada não autorizada de armamento em território libanês. A força de paz também contribui para o adestramento da Marinha Libanesa, possibilitando capacitá-la a realizar, independentemente, as ações relacionadas à segurança marítima de suas águas.

Com informações da SC 4
Fotos: divulgação
FONTE: Ascom Ministério da Defesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também