08 agosto 2019

Certificação do preparo da Corveta – FTM / UNIFIL

Brasília, 08/08/2019 – Após a efetivação do preparo dos integrantes do Estado-Maior da Força-Tarefa Marítima (FTM) da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL, sigla em inglês) e dos militares da Corveta “Barroso”, ambos no tocante à área de conhecimento de missões de paz, desatracou no dia 4 de agosto, da Base Naval do Rio de Janeiro, rumo ao Líbano, a V-34, que assumirá, no dia 15 de setembro, as atribuições de navio-capitânia da FTM.

Embarcação seguiu rumo ao Líbano e deve assumir as atribuições de navio-capitânia em 15 de setembro

Ao longo de cerca de seis meses de preparo, coordenado pela Subchefia de Operações de Paz (SC-4) deste Ministério, além de outras atividades específicas conduzidas pela Marinha do Brasil para o aprestamento da Corveta “Barroso”, foram realizadas diferentes instruções e exercícios visando às certificações de pessoal e material, conforme os requisitos estabelecidos pelas Nações Unidas para a única missão da ONU no mundo possuidora de um componente Naval, a UNIFIL.

Dentre as atividades supramencionadas, cabem destaque: a Reunião de Comando e Estado-Maior do 18° Contingente Brasileiro no Líbano, com participação do Comandante e Chefes de Departamentos do futuro navio-capitânia e de integrantes do Estado-Maior da FTM, realizada neste Ministério; o Estágio de Operações de Paz Naval, conduzido pela Escola de Operações de Paz de Caráter Naval (EsOpPazNaval) do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC); e as instruções referentes ao “pacote azul” (Core Pre-Deployment Training Materials), conduzidas tanto pelo Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), por ocasião do Estágio de Preparação para Comandantes e Oficialidade da FTM (EPCO-FTM), como pela EsOpPazNaval do CIASC, no Estágio Preparatório para Contingentes de Tropa para Operações de Paz (E-PrepContOpPaz), para os demais membros da tripulação.

Momento da despedida da embarcação, que desatracou da Base Naval do Rio de Janeiro

Ainda dentro do esforço conjunto de preparo, houve a efetivação das etapas básica e avançada do exercício final de pré-desdobramento. Essa capacitação contou com a assessoria do Centro de Adestramento Almirante Marques de Leão (CAAML), da Marinha. A capacitação foi coordenada pela Subchefia de Operações de Paz (SC-4) do Ministério da Defesa.

Após 2015 e 2017, a “Operação Líbano XVI” marcará a terceira participação da “Barroso” na FTM-UNIFIL. Durante seis meses como navio-capitânia, o navio conduzirá operações de interdição marítima a fim de contribuir para o impedimento da entrada não autorizada de armamento e material correlato no território libanês, pelo mar; além de cooperar para a capacitação da Marinha Libanesa.

Com informações da SC-4
Fotos: divulgação
FONTE: Ascom Ministério da Defesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também