22 julho 2019

Suécia e Reino Unido assinam acordo de desenvolvimento de capacidades futuras de aeronaves de combate

Conceito do caça Tempest

Em 18 de julho, o Ministro da Defesa da Suécia Peter Hultqvist e a Secretária de Estado da Defesa do Reino Unido, Penny Mordaunt, assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) em Londres concordando em examinar as possibilidades de desenvolvimento conjunto de futuras capacidades de aeronaves de combate e sistemas de aeronaves.

O MoU é o ponto de partida para os países analisarem as condições para uma cooperação mais profunda no desenvolvimento de futuras capacidades de aeronaves de combate, incluindo o desenvolvimento futuro do JAS 39 Gripen.

O memorando de entendimento não implica compromissos de longo prazo entre os países, mas destina-se a permitir posições futuras. Também não impede que os países se envolvam em estudos e análises similares com outros parceiros.

O contrato terá vigência de dez anos, o que é considerado suficiente para realizar as atividades acima. Se e quando a Suécia decidir iniciar totalmente um projeto bilateral de desenvolvimento e aquisição, acordos adicionais, mais detalhados, precisarão ser assinados.

O atual sistema de aeronaves de combate da Suécia, o JAS 39 Gripen, será a espinha dorsal das capacidades das aeronaves de combate suecas no futuro previsível. Esta colaboração oferece a oportunidade de inserir tecnologias avançadas no JAS 39 Gripen.

Saab JAS39C Gripen

FONTE: Ministério da Defesa da Suécia via Poder Aéreo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também