22 julho 2019

Defesa participa da 3ª Conferência dos Chefes de Estado-Maiores de Defesa sobre Manutenção de paz da ONU

Brasília, 19/07/2019 - O Ministério da Defesa, por intermédio do Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (CEMCFA), Tenente Brigadeiro do Ar Raul Botelho, do Ministério da Defesa, participou nos dias 10 e 11 de julho da 3ª Conferência dos Chefes de Estado-Maiores de Defesa sobre Manutenção de paz da ONU, em Nova Iorque (EUA). A conferência contou com 145 estados membros e foi organizada em diversos painéis. Na oportunidade, o Brigadeiro Botelho expôs o cumprimento, por parte do Brasil, da proposta de envio de um grupo de treinamento em operações de selva para a MONUSCO.

O objetivo da Conferência dos Chefes de Estado-Maiores foi a apresentação, pelos chefes de delegação, após quatro meses decorridos da Conferência Ministerial, as ações e os progressos realizados na consecução das ofertas (pledges) anunciadas em março de 2019. Sobre a Defesa Brasileira, o compromisso foi o desdobramento de uma Equipe Móvel de Treinamento em Operações em Ambiente de Selva (Jungle Warfare Mobile Training Team) na Missão das Nações Unidas na República Democrática do Congo (MONUSCO).



Durante a Conferência, foram abordados assuntos correlatos à Ações pela Manutenção da Paz (Action for peacekeeping – A4P), divididos em diversos painéis. Temas específicos foram apresentados pela parte brasileira: Geração de Capacidades Especializadas, a Melhoria do Desempenho e Treinamento, pelo General Santos Cruz; e Proteção de Civis e Mulheres em Operações de Paz, pelo General Elias Rodrigues Martin, Force Commander da MONUSCO.

O Brigadeiro Botelho discursou sobre o progresso brasileiro nos temas apresentados e detalhou a execução da proposta de envio de um grupo especializado em ambiente de selva para a MONUSCO, a fim de treinar os militares integrantes da missão. Falou, ainda, sobre a execução, também por parte do Brasil, de um curso de manutenção de equipamentos pesados de engenharia, que ocorre atualmente, na cidade de Araguari, sob a coordenação do Exército Brasileiro.

Além da conferência, o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas brasileiras cumpriu agenda oficial no país. O Brigadeiro Botelho realizou visita institucional à Representação Brasileira na Junta Interamericana de Defesa (RBJID e ao Comando Sul dos Estados Unidos, em retribuição à visita do Almirante Craig Faller, realizada ao Ministério da Defesa em fevereiro deste ano.

Com informações do EMCFA

FONTE: ASCOM Ministério da Defesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também