05 maio 2024

O imprescindível trabalho de busca e salvamento aéreo na Operação Taquari 2

Prontidão


CAvEx

Porto Alegre (RS) – A Aviação do Exército, ciente dos riscos que suas atividades envolvem, decidiu, no ano de 1990, enviar um oficial e quatro sargentos para a FAB (Força Aérea Brasileira) a fim de se especializarem nas atividades de Busca e Salvamento. Atualmente, o SAR (Search And Rescue) está presente em toda a Aviação do Exército, seja com o seu Pelotão ou com pequenos grupos em todas as Unidades Aéreas, sempre trabalhando e, se preciso for, lutando..."Para que outros possam viver!"

O Curso SAR (Search And Rescue) da Aviação do Exército é realizado no Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx), em Taubaté - SP, e tem duração de, aproximadamente, 27 semanas. Esse curso tem como objetivo capacitar os Oficias e Sargentos das diversas armas e quadros à realizarem apoio às aeronaves de asas rotativas, suas tripulações e tropas aerotransportadas. Algumas de suas atribuições específicas são: executar tarefas de tripulante operacional em voo, realizar Busca e Salvamento de tripulantes, passageiros, aeronaves e participar no apoio à outras forças armadas ou auxiliares brasileiras em calamidades públicas, bem como estar apto à atuar nos diversos tipos de terrenos do Brasil e até mesmo em nações amigas ou inimigas.

No link 'Notícias do Exército na mídia' é possível acompanhar, entre diversas publicações, uma matéria que divulgou o resgate de um bebê realizado por militares da Aviação do Exército, em Bom Retiro do Sul.

As imagens dos resgates são oriundas da câmera corporal do militar, cumprindo protocolo de segurança das ações profissionais individuais e não tem nenhum fim comercial.

A Operação Taquari 2 teve início no dia 30 de abril. No dia 2 de maio, o Comandante do Exército visitou a região e participou do briefing da Operação. Entra as ações mais importantes estão apoio médico, resgates e desobstrução de vias.

Galeria de fotos





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também