12 abril 2024

FAB realiza Operação IRIS 2024 e avança no desenvolvimento do Sistema Link-BR2

O datalink militar brasileiro vai permitir que aviões troquem, em pleno voo, dados entre si e com estações de Comando e Controle



A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, em março, na Base Aérea de Canoas (BACO), a Operação IRIS 2024, um importante avanço no Projeto Link-BR2, o datalink militar brasileiro que visa permitir a troca segura de informações, em tempo real, elevando as capacidades de Comando e Controle. A atividade, prevista no Plano de Operações do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), foi crucial para o desenvolvimento e certificação do equipamento Rádio Terminal Data Link (RTDL) e a sua integração à aeronave F-5M.

Campanha de Ensaios em Voo

A primeira fase da Operação teve como foco os ensaios complementares de desenvolvimento do projeto, que utilizou duas aeronaves F-5M integradas ao Sistema Link-BR2. As atividades permitiram um aprimoramento das análises já realizadas em ensaios anteriores.


“A implementação do Link-BR2 envolve um conjunto complexo de engenharia e desenvolvimento tecnológico, que contou com mais de 50 especialistas em diversas áreas. O sistema fortalece a interoperabilidade entre diferentes plataformas aéreas e terrestres, aumentando a consciência situacional dos participantes da rede, além de maximizar a eficácia no cumprimento da missão”, ressaltou o Coordenador Operacional dos Ensaios e piloto do IPEV, Major Aviador Vinicius Marcel Holdorf.

Durante os ensaios, estiveram presentes o Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Mauricio Augusto Silveira de Medeiros; o Presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), Major-Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani; e o Comandante do Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Vincent Dang.

Em sua passagem pela Operação, o Tenente-Brigadeiro do Ar Medeiros ressaltou sobre a importância da tecnologia para o Poder Aeroespacial Brasileiro. “A Força Aérea Brasileira e a AEL Sistemas construíram, ao longo de 40 anos, uma parceria no desenvolvimento de projetos estratégicos. Os testes que foram realizados durante a Operação IRIS atestaram o alto nível tecnológico e operacional do Link-BR2”, destacou.


A Operação contou com a participação de várias organizações e unidades militares da FAB, como a BACO, o Primeiro Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (1°/14° GAV) - Esquadrão Pampa, o Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), a Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), a Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (DIRMAB) e o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI).

Projeto Link-BR2

A visão a longo prazo da FAB, em parceria com a AEL Sistemas, objetiva a autonomia na guerra centrada em redes (NCW), destacando o Brasil no cenário internacional como um dos poucos países capazes de desenvolver e operar tecnologias de enlace de dados táticos de alta segurança. O Link-BR2 demonstra capacidade de transformação operacional, permitindo que a FAB obtenha superioridade informacional e tática em operações, destacando-se pela capacidade de redução do ciclo de tomada de decisão durante o combate.

Com a Operação IRIS 2024, a FAB reforça seu compromisso com a modernização e aprimoramento de suas capacidades operacionais, garantindo a segurança e eficácia de suas missões futuras.

Foto: Capitão Aviador Guilherme Rocha / IPEV
Fonte: IPEV, por Capitão Guilherme Rocha
Edição: Agência Força Aérea

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também