12 abril 2024

Embraer e ENAER anunciam acordo de cooperação no Chile

O compromisso entre as empresas contempla a abertura de um novo centro de serviços e a fabricação de peças para aviões da Embraer



Santiago, Chile, 11 de abril de 2024 – A Embraer e a ENAER (Empresa Nacional Aeronáutica do Chile) anunciaram hoje dois acordos de cooperação industrial e serviços que envolvem as aeronaves de defesa A-29 Super Tucano e o C-390 Millennium, além dos aviões comerciais da companhia. A parceria ampliará a rede de fornecedores e serviços da Embraer no Chile e contribuirá com a integração das indústrias aeroespaciais dos dois países sul-americanos.

O acordo de cooperação é resultado de um entendimento entre Embraer, ENAER e a Força Aérea do Chile. A empresa chilena iniciará a fabricação de componentes e será designada como centro de manutenção para as 22 unidades do A-29 Super Tucano da Força Aérea do Chile. O acordo está vinculado à ampliação da frota de A-29 Super Tucano em operação no país. Além disso, a cooperação pretende ampliar tanto o papel da ENAER como fornecedora quanto a presença da Embraer no Chile.

“Esses acordos representam a retomada dos laços comerciais entre as empresas, que foram mantidos por muitos anos com resultados vitoriosos. A nova etapa que começa hoje nos permite olhar para o futuro com muito mais otimismo para enfrentar, em ambos os países, os desafios da indústria aeroespacial em um mundo cada vez mais dinâmico”, diz Henry Cleveland, Diretor-Executivo da ENAER.

“Esse contrato impulsionará investimentos recíprocos na indústria aeroespacial tanto do Brasil como do Chile. Nosso objetivo é aprofundar ainda mais a nossa relação e ampliar tanto a cooperação quanto investimentos mútuos. Isso contempla não somente o A-29 Super Tucano, mas também outros programas, como C-390 Millennium, por exemplo”, afirma Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.

Com esse acordo, Embraer e ENAER querem retomar o histórico bem-sucedido de cooperação, iniciado na década de 1990. Ao longo das décadas de 1990 e 2000, a empresa chilena foi uma relevante fornecedora de Estruturas para a família dos jatos ERJ-135/140/145, vencedora de vários prêmios de melhores fornecedores da cadeia global de suprimentos da Embraer.

Sobre a Embraer

Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda. 

Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos, uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros. 

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

Sobre a ENAER

A ENAER é uma estatal do Chile, fundada em 1984, com uma longa herança na manutenção e construção aeronáutica, que remonta à segunda década do século passado.

Possui uma ampla variedade de produtos e serviços. Na área de MRO, possui capacidade em diversos tipos de aeronaves, motores e acessórios, tanto militares como civis, com certificações internacionais.

Na manufatura, produziu um treinador primário, utilizado pela Força Aérea do Chile e exportado para sete países, e aeroestruturas para prestigiados fabricantes de aeronaves, sendo a Embraer uma das mais importantes. Atualmente, a ENAER está desenvolvendo um novo sistema de treinamento aéreo, cujo principal componente é uma aeronave com sistemas de tecnologia de ponta.

FONTE: Embraer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também