24 fevereiro 2024

Embraer e Sierra Nevada demonstram o caça leve A-29 Super Tucano à Força Aérea de Gana

Imagem: Embraer

Por Carlos Ferreira - Aeroin

A Embraer e a Sierra Nevada Corporation (SNC) demostraram sua aeronave de apoio aéreo próximo, reconhecimento e treinamento A-29 Super Tucano à Força Aérea de Gana (GAF), que há anos, considera a compra do modelo.

Segundo o Defence Web, a demonstração estática e de voo ocorreu na Base Aérea de Accra em 19 de fevereiro. O Super Tucano (PT-ZTU) foi acompanhado por várias aeronaves da GAF, incluindo helicópteros Mi-171 e Z-9, bem como treinadores a jato K-8.

Em seu discurso de boas-vindas, o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (CAS), Marechal do Ar Frederick Asare Kwasi Bekoe, expressou entusiasmo com a demonstração, destacando a importância de adquirir aeronaves de ataque leve diante da crescente ameaça de terrorismo na sub-região.

Ele acrescentou que a parceria com a SNC e a Embraer era oportuna, considerando que o A-29 Super Tucano era uma plataforma ofensiva estratégica para aprimorar a postura ofensiva e dissuasiva da Força Aérea de Gana na sub-região.

“É nossa sincera esperança que, ao final da demonstração, o Super Tucano seja altamente considerado em nossa tomada de decisão para aquisição”, disse ele. Em seu discurso principal, o Ministro da Defesa, Dominic Nitiwul, destacou a importância de priorizar os esforços de contra-terrorismo. Ele disse que o Super Tucano se apresenta como uma aeronave adequada para aumentar as capacidades da Força Aérea de Gana em contrainsurgência e contra-terrorismo.

Gana anunciou em junho de 2015 um pedido de cinco Super Tucanos, mas o contrato nunca foi concluído. A GAF também considerou a aquisição de meia dúzia de caças leves L-39NG da Aero Vodochody.

O Super Tucano está equipado com uma variedade de sensores e equipamentos, incluindo um sistema eletro-óptico/infravermelho com designador a laser, óculos de visão noturna, comunicações seguras e pacote de enlace de dados.

O armamento compreende uma metralhadora calibre .50 em cada asa. Cinco pontos duros podem transportar uma carga externa máxima de 1.550 kg (3.420 lb). As opções de armas incluem pods de arma, bombas, pods de foguete e (nas duas estações externas) mísseis ar-ar.

FONTE: Aeroin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também