04 dezembro 2023

Sistema de Pontaria Inercial Geonyx no Morteiro Pesado 120 mm


No dia 28 de novembro de 2023, o Arsenal de Guerra do Rio (AGR), OM diretamente subordinada à Diretoria de Fabricação (DF), realizou mais uma bateria de testes do Sistema de Pontaria Inercial Geonyx no Morteiro Pesado 120 mm.

Tratou-se de uma atividade em conjunto com a Empresa Safran Eletronics & Defense Brasil, produtora do equipamento; da IMBEL FMCE/RJ, responsável pela interface gráfica entre o Sistema Inercial e o operador e também a integração ao Sistema Gênesis. Da IMBEL JF, responsável pela produção e fornecimento das munições. As atividades ocorreram nas instalações do Centro de Avaliações do Exército (CAEx), na Marambaia.

O sistema funciona a partir de um GPS, central de processamento, sensores giroscópicos e acelerômetros de última geração correspondentes aos três eixos do armamento em questão.

O sistema final atua coletando diversas informações que são automaticamente processadas, uma vez que o conjunto se comunica com Sistema Gênesis de Direção e Controle de Tiro, que digitalização o processo de pontaria, acelerando o processo de aquisição de alvo e integração com outros sistemas de comando e controle.

A utilização do Sistema de Pontaria Inercial, poderá ter como consequências: o aumento significativo da capacidade tática no emprego do Mrt P 120 M2A1 R no teatro de operações, tendo em vista a celeridade e o processo automatizado dos procedimentos de pontaria do armamento, bem como, a maior capacidade de localização dos alvos com maior eficácia e contribuir para o constante aumento da capacidade operacional da Força Terrestre.

Arsenal de Guerra do Rio, desde 1762, fabricando Material de Emprego Militar para o aumento da capacidade operacional do Exército.

Safran GEONYX™

Galeria de imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também