03 novembro 2023

Os Guarani embarcam para as Filipinas e novo lote é negociado


Por Paulo Roberto Bastos Jr.*

Nesta semana, no Porto de Santos (SP), está ocorrendo o embarque das cinco primeiras viaturas blindadas 6X6 Guarani APC (“Armoured Personnel Carrier”), de um contrato inicial de 28, destinado ao Exército das Filipinas. A previsão é que cheguem ao seu destino, o Porto de Manila, em meados de dezembro.

Todas as viaturas deste contrato deverão ser entregues até o segundo semestre do próximo ano.



NOVO LOTE

Depois de resolvido o impasse com a Alemanha, o governo filipino está negociando um segundo lote de blindados Guarani, composto por mais 28 viaturas. Os filipinos têm o interesse de adquirir um total de 114 Guarani, com diferentes configurações, em três lotes.

O Guarani, cuja produção já ultrapassou as 600 unidades, está em operação EB desde 2012 e nas Forças de Segurança do Líbano, órgão subordinado ao Ministério do Interior, que recebeu 16 viaturas em 2015. Também foi vendido para Gana em 2021 (a produção se inicia no próximo ano), está sendo negociado com a Argentina, participa de uma concorrência na Malásia e desperta o interesse de diversos países, dentre eles a Ucrânia (que teve sua venda negada pelo governo brasileiro).


Copyright © 2023 todos os direitos reservados

Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida ou transmitida em qualquer forma ou por qualquer meio, eletrônica ou mecanicamente, exceto nos termos permitidos pela lei, sem a autorização prévia e expressa do titular do direito de autor.


FONTE: Tecnologia & Defesa











*Sobre o Autor: Paulo Roberto Bastos Jr.
Engenheiro de automação e Pesquisador militar, especialista em blindados e forças motomecanizadas da América Latina e Caribe.


Nota do Defesa Brasil Notícias: Matéria reproduzida com autorização do autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também