15 novembro 2023

Embraer lança estudos para converter o E190-E2 em aeronave de patrulha marítima


Por Steve Trimble -  Aviation Week

A fabricante brasileira de aeronaves Embraer lançou estudos de uma variante de patrulha marítima do avião comercial E190-E2 e iniciou negociações com potenciais parceiros de desenvolvimento em países estrangeiros, que planeja continuar durante o Dubai Airshow, disse um alto executivo ao ShowNews.

“Estamos em busca de alguns parceiros internacionais que possam se juntar a nós nesta jornada”, afirma João Bosco Costa Junior, CEO da Embraer Defesa e Segurança. “Portanto, é um momento perfeito para ter esse tipo de conversa com eles.”

Uma configuração da aeronave em estudo envolve um E190-E2 altamente modificado, apresentando um radome inclinado para baixo montado no nariz; mísseis antinavio montados na barriga da fuselagem; e um compartimento interno da fuselagem traseira para transportar sonobóias. Mas é provável que o design evolua à medida que os estudos de configuração continuam.

“Estamos longe de uma configuração congelada”, diz Bosco. “Estamos agora numa fase de avaliar todas as possibilidades e todas as soluções disponíveis no mercado para colocar o melhor [esforço] que pudermos neste produto potencial para ter muito rapidamente um potencial cliente de lançamento.”

Os estudos do conceito de patrulha marítima para o jato regional de 90 lugares poderão oferecer à Embraer a opção de substituir nove P-3C Orions da Força Aérea Brasileira, adquiridos como aeronaves usadas da Marinha dos Estados Unidos em 2006.

Se for formalmente lançada em desenvolvimento, uma aeronave de patrulha marítima projetada pela Embraer baseada no E190-E2 representaria uma das primeiras aeronaves comerciais de grande porte movidas a turbofan a entrar nesse segmento de mercado desde que a Marinha dos EUA introduziu o Boeing P-8A ao longo de uma década atrás. O E190-E2 está equipado com turbofan Pratt & Whitney PW1900.

Em 2020, os militares do Paquistão selecionaram o Embraer Lineage 1000 – uma variante do jato regional E190 com motor General Electric CF34-8 original – para a missão de aeronaves de patrulha marítima.

Leia mais


Paquistão contratou a empresa Leonardo para converter três jatos Embraer Lineage 1000 em aeronaves de patrulha marítima de longo alcance para sua Marinha

'Sea Sultan' introduzido na Marinha do Paquistão como parte de seu programa de modernização em andamento

Por Ahmeddabad Mirror

O Paquistão introduziu um novo avião espião de longo alcance para “ficar de olho” nos submarinos indianos, semelhante ao que a Marinha indiana está fazendo com a China, disse o EurAsian Times em um relatório.

Uma aeronave de patrulha marítima de longo alcance, o 'Sea Sultan' foi introduzido na Marinha do Paquistão como parte do seu programa de modernização em curso.

O Sea Sultan é um jato Embraer Lineage 1000 bimotor modificado adquirido para substituir sua frota de aviões espiões P-3 Orion fabricados pela Lockheed Martin de longo alcance.

Falando sob condição de anonimato, analistas de defesa paquistaneses compartilharam alguns detalhes sobre o Sea Sultan e suas capacidades com o The EurAsian Times. Um jornalista e pesquisador de defesa baseado em Rawalpindi disse que mais sete a oito deverão entrar em serviço após a conclusão do projeto.

No entanto, ele não divulgou quanto tempo levará para a aeronave entrar em operação. Joseph P Chacko, um analista de defesa indiano, disse que pode levar entre dois e três anos até que o Sea Sultan possa estar operacional, disse o relatório.

Ele disse que a aquisição foi em resposta ao pedido de 18 Poseidon P-8 colocados pela Marinha Indiana e afirmou que a indução do Sea Sultan poderia ter implicações de longo alcance para os submarinos indianos, que há muito permanecem uma ameaça ativa para navios de guerra paquistaneses.

A Marinha do Paquistão usa atualmente a aeronave RAS 72 Sea Eagle equipada com radar Leonardo Sea Spray. Este é capaz de realizar patrulhas marítimas de curto alcance.

O jato Embraer Lineage 1000 será customizado especialmente para operações de longo alcance e a empresa italiana Leonardo foi mais uma vez chamada para a modificação necessária. Curiosamente, tanto as aeronaves C-27J Spartan do Paquistão quanto as aeronaves franco-italianas ATR 42 e ATR 72 foram modificadas pela empresa para aplicações marítimas no passado.

FONTE: LRCA Defense Consulting

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também