09 outubro 2023

Em coordenação com o Itamaraty, Defesa inicia missão para repatriação de brasileiros em Israel


Por Laís Dornelas - MD

Brasília (DF), 8/10/23 -
Em reunião interministerial neste domingo (8), o Ministério da Defesa (MD) colocou à disposição do Governo Federal seis aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) para repatriar brasileiros que estão em Israel e desejam sair da região. Um avião KC-30 decolou hoje (8), da Base Aérea de Natal (RN) com destino a Roma, na Itália, e aguarda coordenação do Ministério das Relações Exteriores (MRE). De acordo com o escritório do primeiro-ministro israelense, o país entrou em guerra após recentes bombardeios e ataques terrestres a partir da Faixa de Gaza. O Itamaraty estima que 30 brasileiros vivem no local e mais 60 em Ascalão e em outras localidades na zona de conflito.

“Nossa ideia é que esse avião fique na Itália aguardando essas coordenações finais junto ao MRE. Nós estamos com militares nossos, da nossa adidância, junto à embaixada de Israel e nas demais embaixadas da região também, para que possamos fazer as primeiras levas, trazer os primeiros brasileiros de lá para cá”, explicou o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.


Participaram da reunião interministerial, também, a Ministra substituta do Itamaraty, a Embaixadora Maria Laura da Rocha; o Ministro da Defesa, José Mucio; e o Assessor Especial da Presidência, Embaixador Celso Amorim; entre outras autoridades.

Aeronaves - Para a missão, a FAB disponibilizou 3 modelos de aeronaves. O KC-30 (Airbus A330-200) é o maior avião já operado pela Força. O gigante de 233 toneladas (peso máximo) tem capacidade para 238 passageiros e pode transportar até 45 toneladas de carga útil, além de voar uma distância de 14,5 mil quilômetros.

KC-30 (Airbus A330-200)

O KC-390 Millennium, fabricado pela brasileira Embraer, é o maior avião militar desenvolvido e produzido no hemisfério sul. Comporta cerca de 80 passageiros (na configuração para esta missão) e é utilizado em missões de transporte aéreo logístico, reabastecimento em voo, combate a Incêndio em voo, evacuação aeromédica, busca e salvamento, navegação a baixa altura, lançamento de carga e de pessoal, entre outras.

KC-390 Millennium

Já o VC-2 (Embraer 190), também fabricado no Brasil, é utilizado no transporte presidencial, podendo levar cerca de 40 passageiros e voar a uma velocidade de até 985 quilômetros por hora.

VC-2 (Embraer 190)

Missões de Repatriação - Nos últimos anos, as Forças Armadas realizaram quatro operações de repatriação, por ar e por terra, na Turquia, na Ucrânia, na China e na Bolívia. Cerca de 5 aeronaves e 30 viaturas foram utilizadas nas missões, que resultaram no resgate de, aproximadamente, 6.600 pessoas, entre brasileiros e estrangeiros.

Fotos: Divulgação
FONTE: Ascom Ministério da Defesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também