14 setembro 2023

C-130 Hércules utiliza Sistema Datalink Engine Tático em treinamento

O treinamento faz parte das atividades do Exercício Técnico SAR



O Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1°/1° GT) – Esquadrão Gordo alcançou um importante feito no dia 16/08. Uma aeronave C-130 Hércules decolou da Base Aérea de Florianópolis (BAFL) para treinamento de lançamento de fardo na Zona de Lançamento, como parte das atividades do Exercício Técnico SAR (do inglês, Search And Rescue).

A comunicação entre a aeronave e a equipe de solo foi realizada utilizando-se o Sistema Datalink Engine Tático (SDE-T), por intermédio da Estação de Telecomunicações Militar (ETM) “Tamoio”, localizada na Base Aérea do Galeão. Todo o processo de autorização para o lançamento foi transmitida via SDE-T.


Durante o treinamento, houve solicitação proveniente do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), para verificação de uma coordenada geográfica situada a 70 milhas náuticas ao norte de Florianópolis. O objetivo era fazer uma passagem na vertical do ponto e verificar o que existia naquela coordenada. Uma imagem satélite de sensoriamento remoto foi enviada e, com base nas diretrizes do EMAER, os observadores seguiram os procedimentos a fim de que a informação fosse transmitida também por meio do SDE-T para a Estação de Telecomunicações Militar.


O Encarregado da Esquadrilha de Guerra Eletrônica do 1°/1° GT e um dos responsáveis pelo desenvolvimento do SDE-T, Suboficial Francisco Olegário da Silva, destaca a importância do sistema. “A inovação no processo de comunicação por datalink possibilita maior consciência situacional na área de busca ou teatro de operações, aprimorando a qualidade das informações tramitadas”, explica.

A verificação do ponto foi realizada com a aeronave em voo sem necessidade de comunicação via fonia e, ainda, por meio de arquivo de imagem. O teste realizado na aeronave C-130 poderá ser adaptado para a aeronave KC-390, bem como para as demais aeronaves militares.

Imagens: CECOMSAER e 1°/1° GT
Fonte: 1°/1° GT, por Suboficial Olegário
Edição: Agência Força Aérea

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também